Guia de Conteúdo
Os trabalhadores de empresas privadas com carteira assinada têm a opção de fazer empréstimo consignado, em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento. Os juros desse empréstimo não podem ultrapassar 3,5% ao mês e o prazo de pagamento para quitar a dívida será de até quatro anos.
Basta que a empresa (fonte pagadora) possua convênio com algum banco de interesse do trabalhador. A forma mais fácil – e prática – é contatar diretamente o setor de Recursos Humanos da empresa, assim o trabalhador fica ciente se existe a possibilidade do empréstimo consignado e quais bancos estão disponíveis.
O empréstimo consignado é uma excelente alternativa para quem está com o nome sujo. No Banco PAN, ele é concedido sem consulta ao SPC ou Serasa. E ainda é possível contratar pela internet. Como as parcelas desse financiamento são descontadas diretamente no salário, a instituição tem uma garantia de que vai receber.
Tanto as organizações públicas quanto as privadas podem disponibilizar o empréstimo consignado para seus colaboradores. Para isso, basta manter um convênio com qualquer instituição financeira (chamada consignatária). Consignado privado, portanto, é o nome dado ao crédito ofertado para funcionários de empresas privadas.
Assim, o desconto de pagamento poderá ser vinculado ao salário após a assinatura do contrato. Para contratar um empréstimo consignado, o funcionário precisa entrar em contato com o departamento de Recursos Humanos da empresa e informar que tem interesse em utilizar este benefício.
Trabalhadores com carteira assinada de empresas privadas Quem possui carteira assinada também pode pedir empréstimo com desconto direto em folha, chamado de crédito consignado privado. A empresa empregadora também deve fechar um acordo com uma instituição financeira que ofereça o consignado.
Trabalhando com carteira assinada, se for empregado de uma empresa celetista e se sua empresa tiver convênio com a Caixa Econômica Federal, pode solicitar um empréstimo consignado, com desconto por folha de pagamento.
Não há nenhuma regra que estipule o tempo de carteira assinada para ter direito a esse tipo de empréstimo. Entretanto, determinados critérios podem variar de acordo com a política de crédito de cada banco. Assim como qualquer aprovação de empréstimo pessoal, o trabalhador passará por uma avaliação de crédito.
A consulta pode ser feita no seguinte link: http://www4.bcb.gov.br/fis/cosif/rest/buscar-instituicoes.asp. Para obter informações sobre a instituição, é preciso preencher no campo de busca um ou mais dos seguintes dados: seguimento; nome da instituição; CNPJ; país; UF; município.
O Banco Central disponibiliza a consulta aos dados do Cadin, pela internet, por meio do Sisbacen ( https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/sisbacen ) . Esse serviço permite que cidadãos possam ter acesso às suas posições no Cadin, sem custos, mediante prévio credenciamento.
Para saber se a financeira é confiável, basta conferir sua autorização no Banco Central. Além disso, a financeira deve seguir toda regulamentação do Bacen. Em outras palavras, elas não podem oferecer empréstimos com condições abusivas, como juros altíssimos e venda casada, por exemplo.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email