Quem recebe pensão alimentícia pode fazer empréstimo?

Só podem fazer o empréstimo consignado os beneficiários de aposentadorias e pensionistas, ou seja, pensão por morte. Há alguns casos específicos de aposentadorias em que o empréstimo não pode ser liberado, este é o caso da pensão alimentícia.

Pode fazer empréstimo com pensão por morte?

O benefício de pensão por morte, também conhecido como benefício 21, é consignável. Isso quer dizer que por meio dele, o beneficiário pode solicitar um empréstimo consignado.

Quanto um pensionista do INSS pode pegar de empréstimo?

Por lei, o consignado não pode consumir mais de 30% do seu salário. Um exemplo, se você tem até 79 anos e 11 meses, você pode pegar empréstimo até R$ 80 mil. Acima de 80 anos, você pode solicitar no máximo R$ 30 mil.

Porque representante legal não pode fazer empréstimo consignado?

trata-se do detentor da guarda, autorizado pelo INSS a receber o pagamento em nome do beneficiário. Por esse motivo os bancos não aceitam ceder o crédito aqueles que possuem representante, como maneira de evitar que um empréstimo não autorizado pelo beneficiário seja feito.

Sou tutora da minha filha posso fazer empréstimo?

Pessoas tuteladas, curateladas ou então sob qualquer representação legal também não podem obter empréstimos. Deve-se entender que o empréstimo consignado é um tipo de linha de crédito que tem como prioridade assegurar o pagamento das prestações.

Quem tem curatela pode fazer empréstimo?

A previsão do INSS assegura, assim, que em caso de necessidade o representante legal acione o Poder Judiciário para solicitar autorização para fazer empréstimo consignado em nome do tutelado ou curatelado.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email