Quem pode fazer livro-caixa pessoa física?

Ele pode ser feito por profissionais liberais e autônomos, além de empresas devidamente regularizadas. Ele deve ser utilizado a partir de documentos originais de fonte contábil, podendo ser classificado como um diário especial para registrar entradas de débito e crédito de uma conta.

O que é o livro caixa na declaração de Imposto de Renda?

O que é Declaração de Livro Caixa? O Livro Caixa é o livro no qual são registradas, mensalmente e em ordem cronológica, todas as receitas e despesas relativas ao trabalho não-assalariado [Autônomos], os titulares dos serviços notariais e de registro, e os leiloeiros.

Como funciona o livro caixa para pessoa física?

É o livro no qual são relacionadas, mensalmente, as receitas e despesas relativas à prestação de serviços sem vínculo empregatício. A sua escrituração torna-se obrigatória para o contribuinte que pleitear deduzir as despesas pertinentes às receitas da respectiva atividade. O livro Caixa independe de registro.

Quais são as despesas dedutíveis no livro caixa?

Podem ser deduzidos os pagamentos escriturados em livro Caixa relativos a: a) remuneração de terceiros com vínculo empregatício e os respectivos encargos trabalhistas e previdenciários; b) emolumentos pagos a terceiros; c) despesas de custeio necessárias à percepção da receita e à manutenção da fonte produtora.

Como fazer livro caixa no Imposto de Renda?

Na Declaração de Imposto de Renda, as despesas escrituradas em Livro Caixa devem ser informadas na penúltima coluna da ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Físicas e do Exterior".

Qual o limite de dedução do livro caixa?

A dedução das despesas relacionadas no livro-caixa está limitada ao valor do rendimento recebido, no mês, de pessoa física, de pessoa jurídica e do exterior decorrentes da prestação de serviços como autônomo.

Qual o objetivo do livro caixa no contexto de contribuinte autônomo?

LIVRO CAIXA. No Livro Caixa, registram-se todos os recebimentos e pagamentos efetuados, de forma cronológica. O Livro Caixa contém o registro de todos os recebimentos e pagamentos efetuados pelo Autônomo ou Profissional Liberal.

O que quer dizer emolumentos pagos a terceiros?

Emolumentos pagos a terceiros, assim considerados os valores referentes à retribuição pela execução, pelos serventuários públicos, de atos cartorários, judiciais e extrajudiciais.

Quais as despesas são dedutíveis do imposto de renda?

“Os gastos dedutíveis reduzem a base de cálculo do imposto. Ou seja, tudo o que você declarar diminui o montante total sobre o qual é aplicada a alíquota do imposto. Gastos com saúde, educação, pensão alimentícia e dependentes, por exemplo, estão incluídos na categoria despesas dedutíveis.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email