Guia de Conteúdo
Aposentados e pensionistas INSS Beneficiários da Previdência Social podem contratar o empréstimo consignado INSS, com taxas de juros mais baratas, desde que tenham um benefício consignável. O somatório mensal do valor das parcelas não pode ultrapassar 35% do benefício líquido.
Aposentados e pensionistas: a consulta pode ser feita através do extrato de empréstimos consignados emitido online pelo Meu INSS ou aplicativo Meu INSS; Servidores públicos: comprovação via holerite ou comprovante ou extrato de consignações.
O empréstimo consignado é aquele descontado diretamente do contracheque da pessoa que tomar o empréstimo. A modalidade geralmente apresenta algumas das menores taxas de juros do mercado por conta do baixo risco de inadimplência.
Para contratar um empréstimo consignado, é preciso, portanto, tem renda fixa. Este é o caso dos Servidores Públicos, Trabalhadores com registro na carteira, Militares das Forças Armadas e Aposentados e Pensionistas INSS. Portanto, não podem contratar um empréstimo consignado.
O prazo para liberação do empréstimo consignado é de 3-5 dias úteis (em média).
Pelas novas regras, os benefícios concedidos a partir de 01/04/2019 estarão bloqueados para a realização de operações de créditos consignados e cartões de crédito até que haja autorização expressa por parte de seu titular ou representante legal.
Bloqueio em novo benefício Um novo benefício emitido pelo INSS fica bloqueado para empréstimo por 180 dias, ou seja, seis meses. No entanto, o titular pode solicitar o desbloqueio a partir de 30 dias.
O empréstimo do INSS, somente os aposentados e pensionistas do que podem solicitar este benefício diretamente, com o desconto em folha de pagamento, as outras modalidades, como: Pensão por Morte; Auxílio Maternidade; Auxílio Doença.
Devido à pandemia, houve uma redução temporária no quadro de pessoal do INSS. Além disso, o recente aumento da margem consignável de 35% para 40% resultou em uma quantidade maior de pedidos de empréstimo consignado. A sobrecarga de solicitações tornou o processo de averbação mais lento.
Isso porque se todas as informações estiverem corretas a averbação do seu empréstimo consignado acontece em até dois dias úteis. Porém é importante ressaltar que esse prazo é apenas para novos contratos de empréstimo consignado.
Assim como acontece com o empréstimo pessoal comum, para saber se seu empréstimo consignado foi aprovado, você pode acompanhar seu extrato do banco onde será feito o depósito ou entrar em contato com a instituição financeira para saber se e quando será feita a liberação.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou proposta que prevê a repactuação das parcelas de empréstimos consignados com vencimento entre 20 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021, mantidas as condições – salvo se as novas sejam favoráveis ao mutuário.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email