Guia de Conteúdo
O servidor público concursado no regime estatutário não tem direito ao FGTS, pois ele é beneficiário de outras garantias e, ao passar em um concurso, não deve temer a falta de verba ou demissão. Assim, o FGTS é pago aos trabalhadores de empresas públicas e privadas em razão da ausência de certas garantias.
Além do direito de salário e jornada de trabalho adequado, a Constituição Federal estende aos servidores públicos licenças asseguradas aos demais trabalhadores, como a licença própria do serviço público, como a licença Page 4 4 premio, a licença para tratar de interesses particulares e para acompanhar cônjuge.
Tem direito ao abono de um salário mínimo, o participante que atenda a todas as condições abaixo: Esteja cadastrado no Pasep há pelo menos cinco anos; Tenha ganho, no ano base de referência, média mensal de até 2 salários mínimos (soma das remunerações auferidas e informadas por um ou mais empregadores);
O regime estatutário é o regime próprio das pessoas de direito público. A lei conceitua que servidor público é a pessoa legalmente investida em cargo público. Destaca-se que os cargos públicos podem ser de provimento de caráter efetivo ou em comissão.
O PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo administrado pela Caixa Econômica Federal. Já o PASEP é destinado aos servidores públicos, regidos pelo Regime jurídico estatutário, e aos empregados públicos, sendo administrado pelo Banco do Brasil.
› 2021/06/29 › consulta-do-pis-pasep-...
Os servidores estatutários, também chamados de funcionários públicos são os titulares de cargos públicos e estão sujeitos ao regime legal, ou estatutário, pois é lei de cada ente da federação (União, Estados-membros, Distrito Federal e Municípios) que estabelece as regras de relacionamento entre os servidores e a ...
Quando falamos de regime estatutário, estamos nos referindo, de modo principal, ao Estatuto do Servidor Público. O estatuto traz regras sobre o concurso público, os deveres, direitos e obrigações do servidor público, além de regular a relação entre as partes (administração e servidores).
Causas entre servidores estatutários e Poder Público devem ser julgadas na Justiça comum. Em um dos julgamentos citados, o ministro enfatizou voto do ministro Dias Toffoli “segundo o qual a existência de pedidos fundados na CLT ou no FGTS não descaracteriza a competência da Justiça comum para julgar o feito”.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email