Que providencia o consumidor deve tomar ao receber um cartão de crédito sem ter solicitado?

Se o cliente receber um cartão sem ter solicitado, deve informar imediatamente à administradora para cancelar o cartão. Caso desbloqueie o cartão e/ou passe a utilizá-lo, considera-se que o cliente aceitou a proposta, portanto não poderá reclamar posteriormente.

Como entrar na Justiça contra cartão de crédito?

Primeiro, tente reclamar diretamente com a administradora do cartão de crédito (banco) através do site www.consumidor.gov.br.

Como proceder com cobrança indevida no cartão de crédito?

O consumidor deve guardar todas as faturas e notas de compras. Caso apareça a cobrança de um produto ou serviço não adquirido ou se um valor for cobrado mais de uma vez, avise à administradora do cartão e peça o estorno.

Poderia a administradora de cartão enviar o cartão de crédito sem o consentimento?

E mais: o Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou, em junho último, a súmula 532, confirmando que considera prática abusiva o envio de cartão de crédito sem prévia e expressa solicitação do consumidor, “configurando-se ato ilícito indenizável e sujeito à aplicação de multa administrativa”.

Como cancelar cartão não solicitado?

Se o consumidor receber um cartão, sem ter pedido, recomendamos que o rasgue imediatamente e entre em contato com a administradora para cancelar o cartão. Sugerimos que faça uma reclamação diretamente no site www.consumidor.gov.br para ter prova da contestação e que pediu o cancelamento do mesmo.

O que acontece se eu não desbloquear o cartão de crédito?

As operadoras de cartões de crédito e bancos, em sua grande maioria, cobram de seus usuários tarifas denominadas anuidades. Mesmo que o cliente tenha requerido o cartão de crédito e o recebido, se não solicitou o desbloqueio, não pode o Banco ou a emissora de cartão de crédito efetuar a cobrança da anuidade.

Como contestar compras indevida no cartão de crédito?

Você deve entrar em contato via chat ou telefone com a administradora do seu cartão e relatar a cobrança indevida. Como resposta, ela poderá te fornecer mais detalhes sobre a cobrança e você poderá confirmar se realmente é uma cobrança indevida no cartão de crédito. E, dessa forma, solicitar o estorno.

O que acontece quando uma compra é contestada no cartão de crédito?

Uma vez que o pagamento foi contestado, a administradora de cartão de crédito vai debitar o valor da conta do vendedor, sem muito espaço para debate. Por isso, a melhor forma de reaver o dinheiro é tentar entrar em contato com o cliente para entender o que aconteceu.

Como agir quando o cliente não reconhece a dívida?

Se for preciso judicializar o caso, o consumidor deve entrar com uma ação de cobrança indevida. Nessa situação, ele pode solicitar a anulação da cobrança, exigir a restituição do valor pago em dobro e ainda pleitear uma indenização por danos morais, como veremos a seguir.

Qual o órgão que fiscaliza cartão de crédito?

Na verdade, o órgão fiscalizador das empresas de cartão de crédito é feita pelo Conselho de Controle de Atividade Financeiras – COAF, conforme dicção do art. 9, parágrafo único, inciso III da Lei 9.613/98.

O que é cobrança judicial de cartão de crédito?

Se depois de várias tentativas nada deu certo e um acordo entre o devedor e a empresa não foi feito, acontece a cobrança judicial, ou seja, a cobrança passa a ser feita através da justiça.

O que o Código de Defesa do Consumidor fala sobre cartão de crédito?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), inciso V do artigo 39, é proibido exigir que o consumidor compre apenas acima de determinado valor, para poder usar o cartão. Até mesmo porque comprar com o cartão de crédito sem parcelar é considerado como um pagamento à vista.

Como funciona a lei do cartão de crédito?

Desde junho de 2017, com a aprovação da Lei 13.455, um produto ou serviço pode ter preços diferentes de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo consumidor. Ou seja, se o cliente usar dinheiro ou cheque, pagará um determinado valor que poderá ser maior se ele optar pelas funções de débito ou crédito do cartão.

O que é total nacional no cartão de crédito?

É o valor que você ainda pode usar da fatura até o momento. Compras anteriores e parceladas são descontados do seu limite total, e esse é o valor disponível pra você gastar.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email