Guia de Conteúdo
Os aposentados e pensionistas do INSS podem contratar até 9 empréstimos consignados em instituições diferentes, ao mesmo tempo. Ao fazer o consignado, o beneficiário está usando a margem consignável disponível para contratar o empréstimo.
Beneficiários com até 79 anos e 11 meses podem fazer empréstimo consignado de até R$ 80 mil em alguns bancos; Já para aqueles que têm 80 anos e 11 meses, o limite pode chegar a R$ 30 mil em outras instituições.
Atualmente, aposentados e pensionistas do INSS podem contrair até nove contratos de empréstimos consignados em instituições diferentes, ao mesmo tempo, desde que, no total, o cliente comprometa no máximo 35% da renda líquida, sendo 30% com o contrato de empréstimo e 5% com o cartão de crédito consignado.
Já quem é aposentado ou pensionista do INSS tem limite um pouco maior: 40% do valor total da aposentadoria ou benefício até o final de 2021, como diz a Lei Nº 14.131. Esse limite deve respeitar a seguinte divisão: 35% da renda para pagamento do empréstimo. 5% para pagar o cartão de crédito consignado.
Como sacar a aposentadoria no caixa eletrônico? Para retirar a quantia disponível desejada é muito simples e prático: apenas deve-se inserir o dispositivo no caixa, digitar a senha e escolher a opção “saque”.
Na prática, ele funciona como o cartão de crédito comum, que pode ser usado para fazer compras no comércio, saques ou pagar serviços. A diferença é que, do mesmo modo que o empréstimo consignado, a fatura é descontada diretamente do holerite ou conta bancária de quem contrata o produto.
Cada pensionista ou aposentado pode contratar até nove empréstimos e ter um cartão de crédito consignado ao mesmo tempo.
Posso fazer dois empréstimos no mesmo banco? Se você tem margem de crédito na sua instituição financeira poderá fazer dois ou quantos empréstimos quiser, sejam empréstimos pessoais ou emprestimos consignados.
Sim, você poderá contratar até 6 empréstimos de uma vez. Mas para isso, é preciso ter mais limite para a contratação.
Não há regra O valor concedido pelo banco ou qualquer outra instituição financeira será de acordo com o seu perfil e o montante que o banco está disposto a dar de crédito aos seus clientes, de uma maneira geral, dependendo do momento econômico do país.
Margem aprovada segue para sanção O Senado manteve o texto da medida provisória aprovada na Câmara de Deputados que aumenta em 5% a margem do empréstimo consignado para INSS. Mantendo os 5% reservados para saques e pagamento do cartão de crédito consignado e os outros 35% para empréstimos e demais consignações.
Como todo empréstimo está sujeito a disponibilidade de margem, também pode estar sujeito a não disponibilidade dessa margem, ou seja, margem negativa, ou indisponível. A margem do consignado é o valor máximo que pode comprometer do seu benefício ou rendimento, com prestações do crédito consignado.
Limite passa de 30% para 35% do salário líquido e número de parcelas aumenta de 96 para até 120 meses.
Os bancos poderão cobrar juros de até 2,14% ao mês a partir de 2022. Essa era a taxa cobrada antes da pandemia, que foi reduzida para os atuais 1,8% ao mês. O empréstimo consignado é aquele no qual o pagamento é descontado diretamente do benefício. Por isso, tem taxas de juros menores que as do crédito pessoal.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email