Guia de Conteúdo
O prazo para liberação do empréstimo consignado é de 3-5 dias úteis (em média).
Devido à pandemia, houve uma redução temporária no quadro de pessoal do INSS. Além disso, o recente aumento da margem consignável de 35% para 40% resultou em uma quantidade maior de pedidos de empréstimo consignado. A sobrecarga de solicitações tornou o processo de averbação mais lento.
Com o aumento dos pedidos de empréstimo, juntamente com os novos benefícios, o INSS e o Dataprev estão sobrecarregados. Além da sobrecarga de pedidos, há também uma redução no número de funcionários por conta da pandemia. E isso, portanto, também afeta o processo de liberação dos pedidos de empréstimo.
Como desbloquear o benefício para empréstimo? Após o prazo mínimo de 30 dias o aposentado ou pensionista pode solicitar a liberação do benefício, para contratação de empréstimos ou do cartão de crédito consignado. O pedido pode ser feito a distância, pela internet, por meio do site ou app Meu INSS.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou proposta que prevê a repactuação das parcelas de empréstimos consignados com vencimento entre 20 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021, mantidas as condições – salvo se as novas sejam favoráveis ao mutuário.
O site Registrato, do Banco Central, permite monitorar quais contas correntes e quantos empréstimos estão vinculados ao seu CPF. É possível fazer o cadastro pelo aplicativo do banco no celular e pela internet. Basta um credenciamento simples para você controlar a sua situação em todas as instituições financeiras.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email