Guia de Conteúdo
O prazo para liberação do empréstimo consignado é de 3-5 dias úteis (em média).
Bloqueio em novo benefício Um novo benefício emitido pelo INSS fica bloqueado para empréstimo por 180 dias, ou seja, seis meses. No entanto, o titular pode solicitar o desbloqueio a partir de 30 dias.
Devido à pandemia, houve uma redução temporária no quadro de pessoal do INSS. Além disso, o recente aumento da margem consignável de 35% para 40% resultou em uma quantidade maior de pedidos de empréstimo consignado. A sobrecarga de solicitações tornou o processo de averbação mais lento.
Aposentados e pensionistas: a consulta pode ser feita através do extrato de empréstimos consignados emitido online pelo Meu INSS ou aplicativo Meu INSS; Servidores públicos: comprovação via holerite ou comprovante ou extrato de consignações.
Depois da análise e aprovação dos documentos demora apenas 48 horas para o dinheiro referente ao empréstimo consignado cair em conta. O processo de análise e aprovação dos documentos é necessário por medidas de segurança, que protegem tanto o tomador de dinheiro, quanto os credores da dívida.
Isso porque se todas as informações estiverem corretas a averbação do seu empréstimo consignado acontece em até dois dias úteis. Porém é importante ressaltar que esse prazo é apenas para novos contratos de empréstimo consignado.
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), possuem uma margem maior para conseguir crédito consignado. Inicialmente, era uma Medida Provisória (MP) e depois se tornou uma lei em março de 2021, mas chegará ao fim no dia 31 de dezembro.
Como já destacado, o desbloqueio do benefício do empréstimo consignado pode ser feito após o prazo mínimo de 30 dias. Com isso, tanto o empréstimo quanto o cartão de crédito consignado ficam disponíveis para o uso.
O aumento temporário da margem do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para 40% do benefício terminará em 31 de dezembro deste ano. Em 2022, a margem consignável volta a ser de 35% do valor do benefício.
Como saber se meu empréstimo foi averbado? Para que o solicitante do consignado tenha conhecimento sobre a averbação do empréstimo é preciso entrar em contato com a instituição financeira pagadora. Isso porque, o cidadão receberá as informações sobre o processo de liberação do empréstimo consignado.
A partir de janeiro de 2022, a margem liberada para empréstimos descontados direto no pagamento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltará a ser de até 35% do benefício, sendo 30% para o pagamento de empréstimos pessoais e 5% para débitos relativos a despesas ou saques com cartão de crédito.
O prazo médio para liberação do dinheiro do empréstimo consignado Caixa é de 3 a 5 dias úteis. No caso de portabilidade, o prazo estimado é de até 15 dias úteis.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email