Guia de Conteúdo
O prazo para liberação do empréstimo consignado é de 3-5 dias úteis (em média).
Devido à pandemia, houve uma redução temporária no quadro de pessoal do INSS. Além disso, o recente aumento da margem consignável de 35% para 40% resultou em uma quantidade maior de pedidos de empréstimo consignado. A sobrecarga de solicitações tornou o processo de averbação mais lento.
Depois da análise e aprovação dos documentos demora apenas 48 horas para o dinheiro referente ao empréstimo consignado cair em conta. O processo de análise e aprovação dos documentos é necessário por medidas de segurança, que protegem tanto o tomador de dinheiro, quanto os credores da dívida.
Isso porque se todas as informações estiverem corretas a averbação do seu empréstimo consignado acontece em até dois dias úteis. Porém é importante ressaltar que esse prazo é apenas para novos contratos de empréstimo consignado.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou proposta que prevê a repactuação das parcelas de empréstimos consignados com vencimento entre 20 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021, mantidas as condições – salvo se as novas sejam favoráveis ao mutuário.
A demora da análise de um benefício no processo administrativo do INSS pode ter origem em falhas internas do instituto ou por desatenção do próprio segurado, por exemplo.
O prazo de retorno do INSS para verificar o valor da margem disponível é igual para todos os bancos: máximo de 5 dias úteis. Após a confirmação do INSS, o banco libera o empréstimo em até, no máximo, 48 horas.
Desde que o procedimento passou a ser feito digitalmente, o resultado da averbação fica disponível em até 24 horas, exceto no período de maciça do INSS. A maciça é o período em que a DataPrev reúne o levantamento de dados referentes aos benefícios cessados, mantidos e atualizados.
A averbação INSS tem como objetivo confirmar que o solicitante é um segurado da Previdência Social e tem um benefício consignável. Outro ponto avaliado é a disponibilidade de margem consignável para a operação solicitada.
A averbação nada mais é do que a permissão dada pelo órgão responsável pelo pagamento do contratante do empréstimo para que o desconto seja feito. A documentação também apresenta informações detalhadas sobre as condições do contrato de empréstimo, como o prazo, valor total e taxas de juros.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email