Guia de Conteúdo
A Lei 14.131/21 foi publicada na edição desta quarta-feira (31) do Diário Oficial da União. O prazo final para as novas contratações de consignado, que era 31 de dezembro de 2020 na medida provisória, foi postergado para 31 de dezembro de 2021.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou proposta que prevê a repactuação das parcelas de empréstimos consignados com vencimento entre 20 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021, mantidas as condições – salvo se as novas sejam favoráveis ao mutuário.
Então, é comum que bancos e instituições financeiras limitem a idade para a contratação, principalmente em função do risco operacional envolvido da possibilidade de inadimplência. O limite de idade para contratação do empréstimo consignado INSS é de 80 anos.
O Governo do Estado retoma o serviço de crédito consignado, nesta quarta-feira (28/4), a partir das 10h, e lança o RJeConsig, novo portal de empréstimos para servidores ativos, inativos, pensionistas e beneficiários do Previ-Banerj.
A lei nº 14.131 amplia em 5% o limite para a contratação por servidores públicos ativos e inativos, militares, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com base no valor do benefício. O aumento vale até o fim de 2021.
A suspensão facultativa por até 120 dias do pagamento de parcelas de empréstimos consignados, com a manutenção dos juros contratados, agora é lei. A legislação foi sancionada nesta terça-feira (30) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.
DICA DE OURO: O aposentado e o pensionista podem fazer o bloqueio do seu benefício para empréstimo consignado através do site do INSS, aplicativo do Meu INSS e telefone 135. Assim você impede que qualquer empréstimo seja vinculado ao seu benefício.
Por exemplo, até 79 anos pode conseguir um empréstimo por valor de R$ 80 mil e se tiver mais de 80 anos o valor máximo é de R$ 30 mil. As entidades financeiras podem adicionar outras disposições para liberar o dinheiro. O Bmg aprova créditos consignados para beneficiários de menos de 80 anos.
Trabalhadores com carteira assinada Para contratar esse crédito é preciso ter um tempo mínimo de carteira assinada. Essa á uma garantia que os bancos têm da estabilidade financeira. Nenhuma empresa é obrigada a oferecer a seus empregados o benefício do empréstimo consignado.
A nova regra do empréstimo consignado poderá ser parcelada em 84 vezes (7 anos), com uma redução de juros de 2,08% para 1,8%.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email