Guia de Conteúdo
Recém-aposentado pode fazer empréstimo consignado? Após a conquista da aposentadoria, o empréstimo consignado fica vetado por até 6 meses, após este período ele é desbloqueado automaticamente. Conforme a Instrução Normativa Nº 100, o empréstimo consignado só é permitido aos recém-aposentados após, no mínimo, 90 dias.
Quantos empréstimos consignados posso fazer? Os aposentados e pensionistas do INSS podem contratar até 9 empréstimos consignados em instituições diferentes, ao mesmo tempo. Ao fazer o consignado, o beneficiário está usando a margem consignável disponível para contratar o empréstimo.
Isso porque, além do período de maciça, outros fatores também podem fazer com que o tempo para o INSS averbar empréstimo consignado aumente. São os casos, por exemplo, de divergência nos dados pessoais e bancários do tomador, falhas no sistema do INSS ou aumento da fila de espera do órgão.
Até 31 de dezembro, os segurados do INSS também seguem podendo ter até 9 empréstimos pessoais consignados ativos de instituições diferentes ao mesmo tempo, desde que não ultrapassem o limite de 40% do valor do benefício. Antes, o limite era restrito a 6 contratos ativos.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou proposta que prevê a repactuação das parcelas de empréstimos consignados com vencimento entre 20 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021, mantidas as condições – salvo se as novas sejam favoráveis ao mutuário.
Então, a margem do consignado 2021 é de 40%, sendo 35% para operações de empréstimo consignado e 5% para cartão de crédito consignado. Esta margem emergencial de 40% vale apenas até o fim do ano, ou seja, 31 de dezembro de 2021.
Atualmente, aposentados e pensionistas do INSS podem contrair até nove contratos de empréstimos consignados em instituições diferentes, ao mesmo tempo, desde que, no total, o cliente comprometa no máximo 35% da renda líquida, sendo 30% com o contrato de empréstimo e 5% com o cartão de crédito consignado.
Dúvida recorrente de muitos clientes, o valor liberado pra empréstimo depende única e exclusivamente da margem consignável, que corresponde a 30% do que você recebe de benefício do INSS ou salário. Basicamente, o que você precisa saber é que sim, é possível fazer mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo.
Em resumo, sim é possível fazer empréstimos em bancos diferentes. E se você fez um empréstimo e depois encontrou outra instituição que disponibiliza melhores condições, pode solicitar a portabilidade e passar seu contrato para outro banco ou financeira.
Bloqueio em novo benefício Um novo benefício emitido pelo INSS fica bloqueado para empréstimo por 180 dias, ou seja, seis meses. No entanto, o titular pode solicitar o desbloqueio a partir de 30 dias.
Aposentados e pensionistas: a consulta pode ser feita através do extrato de empréstimos consignados emitido online pelo Meu INSS ou aplicativo Meu INSS; Servidores públicos: comprovação via holerite ou comprovante ou extrato de consignações.
Como saber se meu empréstimo foi averbado? Para que o solicitante do consignado tenha conhecimento sobre a averbação do empréstimo é preciso entrar em contato com a instituição financeira pagadora. Isso porque, o cidadão receberá as informações sobre o processo de liberação do empréstimo consignado.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email