Guia de Conteúdo
O custo marginal é justamente o custo a mais que a empresa vai ter para aumentar a produção de um determinado bem/produto. Por exemplo: se você tem uma padaria e decide que, em um dia específico, ela vai ficar aberta 1 hora a mais do que de costume, é preciso calcular o custo adicional desse aumento na atividade.
Caracteriza-se por uma variação na produção total, seja para mais ou para menos, em relação ao custo total, devido a uma mudança na quantidade de vendas ou serviços prestados. Esse custo representa o valor individual da unidade produzida fora da produção comum.
Amplamente estudada pela microeconomia, o custo marginal é uma relação matemática que visa encontrar um ponto ótimo, onde o custo de produzir mais uma unidade seja igual ao custo médio total da produção inteira. Dessa forma, o cálculo mostra em qual quantidade o produtor é mais eficiente.
Em economia e finanças, custo marginal é a mudança no custo total de produção advinda da variação em uma unidade da quantidade produzida. Em um gráfico, a curva que representa a evolução do custo marginal é uma parábola côncava, devido à Lei dos rendimentos decrescentes.
Custo marginal é a variação no custo total ao optar por produzir uma unidade adicional de determinado bem. O objetivo de analisar o custo marginal é determinar em que ponto uma organização deve produzir para maximizar seus lucros.
O produto marginal de um insumo ser decrescente não significa que ele seja negativo, mas sim que sua derivada é negativa. Ou seja, quanto maior a quantidade do insumo, menor o produto marginal. Assim, dobrar a quantidade de insumos gera uma quantidade produzida menor do que o dobro da quantidade original.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email