Qual o prazo de prescrição de tributos?

Art. 174 A ação para a cobrança do credito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva.

O que é crédito prescrito?

O que é uma dívida prescrita? Prescrição é a perda do prazo para exercer o direito de ação. Em outras palavras, a dívida ainda existe, mas o credor não pode mais ajuizar uma ação na Justiça para exigir o pagamento. Em uma transação comercial, o credor tem o direito de receber.

Como aprender a fazer lançamentos contábeis?

Eles são feitos em ordem cronológica e devem obedecer às técnicas contábeis conforme a legislação contábil.

Como contabilizar parcelamento de exercícios anteriores?

A contabilização é realizada na conta de despesas tributárias e não na conta de dedução da receita, pois o parcelamento confessado no exercício é despesa tributária do exercício e não cabe o registro contábil na conta dedução de Receita por não estar relacionada com a receita.

Qual o prazo de prescrição de cobrança de IPTU?

Em se tratando de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o prazo prescricional é de cinco anos, contados da data da constituição definitiva do crédito, qual seja, o primeiro dia do exercício fiscal.

Quando uma obrigação tributária deixa de ser cobrada após o prazo de 05 cinco anos?

Nos termos do artigo 173, I, do CTN, o direito de a Fazenda Pública constituir o crédito tributário extingue-se, após cinco anos, contados do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado.

O que acontece quando um processo é prescrito?

Prescrição consiste na perda do direito do Estado de punir o autor de um crime pelo seu ato, pois não houve o exercício da ação judicial dentro do prazo legal estipulado por lei. Este conceito costuma estar associado ao Direito Penal e Direito Civil, como um modo de regular o acionamento da justiça.

O que é débito prescrito?

O que significa dívida prescrita ou caduca? São débitos que possuem mais de 5 anos em aberto. Após esse prazo perde-se o direito de ação, ou seja, a dívida existe mas o credor não pode mais entrar com uma ação de cobrança e elas deixam de ficar disponíveis nos órgãos de restrição ao credito.

O que quer dizer a dívida prescreve?

Afinal, o que é uma dívida prescrita? Quando se fala em prescrição, estamos nos referindo à perda de um prazo. No caso de uma dívida prescrita, trata-se do prazo para que o credor possa exigir seu pagamento por meios judiciais.

O que é e como fazer um razonete contábil?

O razonete, também denominado gráfico ou conta em T, é bastante utilizado pelos contadores e é por meio dele que são feitos os registros individuais por conta. Ele foi criado para ser um recurso que ajude o entendimento da mecânica dos lançamentos contábeis.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email