Guia de Conteúdo
Toda pessoa física, maior de 18 anos, que tenha conta bancária, pode fazer um empréstimo pessoal.
Dentro dos parâmetros fixados pelo banco para a consignação de crédito, consta a regra de que "para qualquer contratação ou renovação de quaisquer clientes, a soma da idade do cliente com o prazo do contrato não pode ser maior que 80 anos".
Não há um limite de idade estabelecido. Porém muitas instituições financeira, pelo risco da operação evitam liberar empréstimos para maiores de 80 anos.
Como explicado, o empréstimo consignado pode ser solicitado somente por aposentados, pensionistas do INSS ou por servidores públicos. Dessa forma, seja para quitar dívidas, organizar a vida financeira, tirar um projeto do papel ou cobrir uma emergência, o crédito consignado é a melhor opção.
Por lei, o consignado não pode consumir mais de 30% do seu salário. Um exemplo, se você tem até 79 anos e 11 meses, você pode pegar empréstimo até R$ 80 mil. Acima de 80 anos, você pode solicitar no máximo R$ 30 mil.
O empréstimo BMG é um empréstimo consignado, uma linha de crédito sem consulta ao SPC ou ao SERASA. Para Solicitar o crédito, basta clicar em “Solicitar” e será redirecionado para o site da companhia, lá você pode agendar uma visita com os consultores ou pode fazer uma simulação de crédito.
Limite passa de 30% para 35% do salário líquido e número de parcelas aumenta de 96 para até 120 meses.
O limite de empréstimo consignado é estabelecido de acordo com o valor do salário pago mensalmente. Por lei, só é possível comprometer 35% da renda líquida mensal no consignado. Esses 35% é a margem consignável. Sendo 30% destinado ao empréstimo consignado e 5% referente ao cartão de crédito consignado.
Até 31 de dezembro, os segurados do INSS também seguem podendo ter até 9 empréstimos pessoais consignados ativos de instituições diferentes ao mesmo tempo, desde que não ultrapassem o limite de 40% do valor do benefício. Antes, o limite era restrito a 6 contratos ativos.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou proposta que prevê a repactuação das parcelas de empréstimos consignados com vencimento entre 20 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021, mantidas as condições – salvo se as novas sejam favoráveis ao mutuário.
O limite é pré-aprovado, mas está sujeito à análise de crédito e às regras de contratação de cada acordo legal. As parcelas são descontadas mensalmente de forma automática direto no benefício previdenciário ou salário. Para não haver muitos descontos, a cobrança é sempre limitada pela margem de 30% para empréstimos.
De acordo com o Banco Central (2020) as taxas de juro do empréstimo consignado Santander variam entre: Consignado INSS – 1,07% a.m – 13,68% a.a. Consignado Público – 1,13% a.m – 14,50% a.a. Consignado Privado – 2,15% a.m- 29,07% a.a.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email