Guia de Conteúdo
O mais conhecido empréstimo sem juros altos é aquele feito com parentes e amigos. É o que acontece quando você pede dinheiro para alguém que conhece e, na hora de pagar, paga o mesmo valor pedido. Como agiotagem é crime, essa acaba sendo uma modalidade de empréstimo que normalmente é livre dos acréscimos mensais.
Existe empréstimo sem juros? Quando falamos sobre esses empréstimos convencionais e mais reconhecidos: consignado, pessoal, com garantia, a resposta é não. O que você pode fazer é comparar e ir atrás de taxas de juros e CET menores.
O empréstimo consignado é uma excelente alternativa para quem está com o nome sujo. No Banco PAN, ele é concedido sem consulta ao SPC ou Serasa. E ainda é possível contratar pela internet. Como as parcelas desse financiamento são descontadas diretamente no salário, a instituição tem uma garantia de que vai receber.
° do art. 192 da Constituição Federal, os juros legais continuam sendo de 12% ao ano. Vale salientar que o Código Civil de 2002 não estabeleceu uma taxa de juros legais compensatórios, fazendo-se mister a integração em razão da lacuna.
É o rendimento que obtêm quem empresta (credor), e o custo que paga quem toma (tomador). O que determina o valor do juros, é, principalmente, o risco de crédito. Isto é, a probabilidade de receber ou não o montante emprestado de volta.
Agiotagem consiste no empréstimo de dinheiro a juros excessivos, superiores àqueles legalmente permitidos em Lei, cuja prática de cobrança é considerada CRIME CONTRA A ECONOMIA POPULAR, denominada USURA PECUNIÁRIA OU REAL. É o que se infere do art. 4º da Lei nº 1.521/51, in verbis: Art.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email