Qual era a principal atividade econômica dos povos do Mediterrâneo?

Resposta: A principal atividade econômica dos fenícios era o comércio, principalmente dos produtos que provinham de suas oficinas artesanais de armas de bronze e de ferro, de joias de ouro e prata, de estátuas religiosas, de vidros e tecidos coloridos.

Porque o comércio marítimo foi a principal atividade econômica dos fenícios?

Tiro teve seu apogeu entre os séculos X e IX a.C., sendo dominada posteriormente por babilônios, persas, gregos e romanos. A organização da civilização fenícia em cidades autônomas e independentes foi uma característica que a distinguiu dos demais povos da região, que formaram grandes impérios.

Qual a principal característica dos fenícios?

Os fenícios eram povos de origem semita. Por habitarem uma região montanhosa e com poucas terras férteis, os fenícios dedicaram-se à pesca e ao comércio marítimo. As cidades fenícias que mais de desenvolveram na antiguidade foram Biblos, Tiro e Sidon.

Como eram conhecidos os fenícios?

Os fenícios também são conhecidos como “sidônios”, termo que tem como base a cidade de Sidon. Esse povo ficou extremamente conhecido na Antiguidade por ter exímios comerciantes e navegadores, produzindo as melhores embarcações de sua época e por ter mercadorias apreciadas por diversos povos.

Qual a principal atividade econômica dos sumérios?

A economia suméria, portanto, estava eminentemente associada à administração dos recursos hídricos. O sistema de irrigação favoreceu a agricultura e a criação de animais, e o trabalho no campo era predominantemente coletivo.

Quais são as principais atividades econômicas dos persas?

Inicialmente, a principal atividade econômica da civilização persa era a agricultura. De fato, o Império acumulou muitas riquezas por meio do expansionismo militar. Durante o governo de Dario I foi criada uma moeda-padrão, o dárico.

Como era o comércio dos fenícios?

Os fenícios realizavam comércio através da galé, navio movido a velas e remos, e são creditados como os inventores dos birremes.

Como funcionava o comércio na época que as embarcações existiam?

As mercadorias negociadas eram todas estocadas no porão dos navios e protegidas em grandes vasos de argila preenchidos com areia. Por isso, algumas embarcações se deslocavam com a proteção de outros navios de guerra equipados com remos e aríetes capazes de interceptar a ação de uma embarcação pirata.

Qual é a principal atividade econômica desenvolvida em Constantinopla?

O comércio foi um dos pilares fundamentais da economia. Constantinopla situava-se na confluência de uma série de rotas comerciais norte-sul e leste-oeste e o porto de Trebizonda era um dos mais importantes da região.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email