Guia de Conteúdo
O problema surge quando a sociedade impõe uma cobrança sobre o que vem a ser um padrão de beleza e um corpo bonito, a chamada Ditadura da Beleza. Atualmente, o tal “padrão de beleza” vem sendo ditado pela indústria da moda e dos cosméticos a fim de atender as necessidades do mundo do glamour.
O que podemos notar é que a mídia sugere que o belo só se encontra na juventude, na magreza, na pele e nos cabelos sedosos, nos manequins 34, nos ossos aparecendo como marca do que é extremamente importante para ser feliz.
Dentre os padrões disseminados está o corpo jovem, magro e belo, de modo que sobre os jovens as expectativas sociais de beleza são ainda maiores. Referências à mídia e padrões de beleza atravessaram as narrativas, sendo classificadas como "abusiva" e "louca", mas que os incita a buscar o corpo "perfeito".
A tendência atual é ter um corpo extremamente esculpido, seco, sem excesso de curvas, levemente malhado, porém considerado “lindo e saudável” segundo a maioria das pessoas. Essas mensagens estão sendo divulgadas em todos os lugares como o padrão de beleza ideal.
O padrão de beleza no Brasil Com o auxílio de um equipamento de medição em 3D, os pesquisadores coletaram dados de mais de 15 mil pessoas entre 18 a 59 anos, distribuídas entre as cinco regiões do Brasil. Em média, as medidas das brasileiras são 97,1 cm de busto, 85,4 cm de cintura e 102,1 cm de quadril.
Os padrões de beleza são conjuntos de normas estéticas que desejam formatar como deve ou não deve ser o corpo e a aparência das pessoas. Hoje, vemos que há um grande debate sobre a importância de uma conceito de beleza que seja mais diverso e inclusivo.
Cabelos lisos, nariz afilado e pele bronzeada — porém branca. Magra, com a cintura fina, os seios fartos e o quadril largo. Falar de padrão de beleza é, portanto, falar de uma norma estética que determina quais são as características consideradas belas, tendo em vista cor de pele, peso, curvatura do cabelo e traços.
Norma determinada e aprovada consensualmente pela maioria, ou por uma autoridade, que é usada como base para estabelecer uma comparação. Aquilo que serve para ser imitado como modelo; protótipo. [Figurado] Nível de qualidade; classe: escola de alto padrão. Grandeza modelo que serve para definir uma unidade.
Na maioria das vezes que pensamos em padrão de beleza vem em nossa mente o estilo europeu,que por muito tempo foi retratado em telas e em esculturas muito famosas. Mas, voltemos ao nosso mundo de hoje. Esses padrões ajudam até na economia, pois se vc ver aquela pessoa muito bem falada, vai querer ser igual a ela.
Resposta: Pressão estética para que todos sejamos "iguais", falsa imagem de como devemos ser fisicamente e que todos devem mudar para se encaixar, uma falsa imagem da perfeição.
Padrão de beleza é uma expressão que se usa para fazer referência a um modelo de beleza que é considerado “ideal” em determinado contexto, por exemplo, em uma cultura ou sociedade específicas.
Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases: Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos, Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos. Juventude – dos 15 aos 24 anos.
Sabe-se que os padrões de beleza têm grande influência na vida das pessoas atualmente, e grande parte oriundos das redes sociais e mídias. Tais influências, podem interferir no estado nutricional da população que considera de suma importância adequar-se aos padrões impostos.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email