Guia de Conteúdo
Atualmente, os objetivos do Banco Mundial são: Estimular o crescimento dos países-membros incentivando seus desenvolvimentos agrícolas e industriais; Erradicar a pobreza extrema no mundo. Colaborar financeiramente para o desenvolvimento de programas ambientais, educacionais e sociais.
O objetivo principal do Banco Mundial é a redução da pobreza e das desigualdades e seu papel é dar crédito para financiar projetos voltados para o desenvolvimento. Ele financia, por exemplo, programas de educação e combate à fome e projetos de infraestrutura, como saneamento básico ou energia.
Quem faz parte do Banco Mundial? Hoje, fazem parte do Banco Mundial 189 países (sendo 189 no BIRD e 173 na AID). Para fazer parte do BIRD, um país deve, obrigatoriamente, fazer parte do Fundo Monetário Internacional (FMI), da ONU. Atualmente, o país com maior poder de voto é os Estados Unidos.
O grupo Banco Mundial está composto por cinco instituições: o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, a Associação Internacional de Desenvolvimento, a Corporação Financeira Internacional, a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos e o Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre ...
Entidade: Banco Mundial - Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD Finalidade: Organização internacional com objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social, e a redução da pobreza, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
O Banco Mundial é uma agência das Nações Unidas, criada em julho de 1944. Sua finalidade era de ajudar os países que saíram destruídos da Segunda Guerra Mundial a recuperarem-se e reconstruírem-se. O valor da cota e do direito de voto de cada país são determinados pelo seu nível de participação no mercado mundial.
O BIRD foi estabelecido com a missão primária de financiar os esforços de reconstrução das nações europeias destruídas, após a Segunda Guerra Mundial; tais objetivos foram compartilhados pelo posterior Plano Marshall.
FMI e Banco Mundial são duas organizações internacionais criadas para fornecer ajudas financeiras aos países. A diferença entre ambos é que o primeiro atua na resolução de crises, problemas financeiros e econômicos dos países e instituições, enquanto o segundo ajuda no desenvolvimento, sobretudo o estrutural.
Brasil é reconhecido pelo Banco Mundial como o 7º líder em Governo Digital no mundo entre 198 países avaliados. Nas Américas, não há outro país à frente, incluindo Estados Unidos e Canadá. Entre os 10 primeiros, o Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes.
Os cinco maiores acionistas são: Estados Unidos, Alemanha, Japão, França e Reino Unido.
Atualmente, os Estados Unidos seguem sendo o principal financiador do Banco, portanto seu voto é o de maior peso, correspondendo a cerca de 16% de todos os votos. Em seguida estão países como Japão, Alemanha, Reino Unido, França, e a lista continua.
A sigla é grafada só com a inicial maiúscula: Bird. Prefira usar Banco Mundial, como a instituição é mais conhecida. Em inglês, International Bank for Reconstruction and Development — World Bank). É integrante do sistema das Nações Unidas, com sede em Washington, DC, Estados Unidos.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email