Guia de Conteúdo
1. As despesas com juros de empréstimos são dedutíveis do Imposto de Renda; por outro lado, no Brasil, a possibilidade de pagamento de juros sobre o capital próprio veio reduzir um pouco essa vantagem do capital de terceiros.
Comprometer a renda A margem para empréstimo é de 30% e do cartão 5%. Mas mesmo com a margem é preciso saber que se for atingido o máximo do percentual permitido você estará comprometendo 30% da sua renda. Dessa forma, terá o risco de receber um valor menor no benefício.
Como explicado, o empréstimo consignado pode ser solicitado somente por aposentados, pensionistas do INSS ou por servidores públicos. Dessa forma, seja para quitar dívidas, organizar a vida financeira, tirar um projeto do papel ou cobrir uma emergência, o crédito consignado é a melhor opção.
O valor disponível para contratação no crédito consignado deve respeitar a margem consignável, ou seja, o valor máximo do salário que pode ser comprometido para pagamento das mensalidades. Por exemplo, vamos supor que você possui um salário líquido de R$ 2.500 por mês.
Para o empréstimo valer a pena, o valor dos juros deve ser menor que o das dívidas a serem liquidadas e, claro, estar dentro da capacidade de pagamento do contratante.
Nos empréstimos, as taxas de juros e os tributos cobrados costumam ser maiores — já que o risco de inadimplência para o banco é ampliado. Isso acontece pois a instituição, além de não tomar conhecimento da destinação dos valores concedidos, não costuma exigir nenhuma garantia de quitação da dívida.
Algumas formas de baixar a taxa de juros do empréstimo é antecipar o pagamento das parcelas. Você pode usar entradas de dinheiro que acontecem de tempos em tempos para fazer esses pagamentos. Existem empréstimos pessoais em que você dá o seu 13º como garantia. E com isso, você pode antecipar o seu 13º salário.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email