Qual a importância do café para a economia brasileira na atualidade?

O Brasil é o maior produtor mundial de café. Hoje, o café continua sendo um importante gerador de divisas (US$ 2 bilhões anuais, ou 26 milhões de sacas exportadas ao ano), contribuindo com mais de 2% do valor total das exportações brasileiras, e respondendo por mais de um terço da produção mundial.


Qual a importância do café para a economia brasileira e quais acordos resultaram?

Como produto mais importante da economia brasileira, o café comandava a política econômica da Primeira República. Assim, mesmo que o preço do café no exterior estivesse baixo, quando convertido em moeda brasileira dava bons lucros aos fazendeiros. A desvalorização da moeda nacional encarecia os produtos importados.


Qual foi a importância da produção de café para o Brasil?

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a cadeia produtiva de café é responsável pela geração de mais de 8 milhões de empregos no País, proporcionado assim renda, acesso a saúde e à educação para os trabalhadores e suas famílias.


O que representou o café para a economia brasileira?

Na economia nacional, o café tem desempenhado a função fundamental do desenvolvimento econômico brasileiro, contribuindo para os setores de indústria e serviço, além do próprio setor primário. A exportação do café tem garantido as divisas à economia brasileira.


Qual o papel do café atualmente para a economia do Estado de São Paulo?

Foi o café responsável pela introdução da ferrovia no estado de São Paulo, construída para escoar o principal produto de exportação brasileiro. O grande impacto na produção e comércio do café se deu com a crise de 1929. Entretanto, o país se recuperou e atualmente ainda é o maior produtor mundial do grão.


Qual a importância do café para a economia brasileira durante o segundo reinado?

A força econômica do café foi tamanha que garantiu o superávit da balança comercial brasileira entre 1861 e 1885. Na década de 1880, o café respondia por cerca de 61% das exportações do Império. A produção cafeeira fez surgir ainda outras atividades econômicas veiculadas ao beneficiamento, transporte e à venda do café.


Qual foi o papel do café na economia brasileira no período da República Velha?

A cultura do café constituiu, no período da República Velha, sobretudo na fase conhecida como “república dos oligarcas” (1894-1930), o principal motor da economia brasileira. Esse produto liderava a exportação na época, seguido da borracha, do açúcar e outros insumos.


Como o café chegou no Brasil?

A chegada do café ao Brasil é atribuída ao sargento-mor, Franciso de Mello Palheta. Em 1727, ele teria recebido a incumbência do governador do Maranhão e Grão Pará de visitar a Guiana Francesa e conseguir uma muda do fruto, que se tornara um produto de alto valor comercial na época.


Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email