Guia de Conteúdo
Diferentemente do financiamento, onde o bem é da empresa cliente (alienado à instituição financeira), o Leasing Financeiro é similar a um contrato de locação, sendo que no fim do contrato existe a opção de se adquirir o bem por um preço pré-determinado.
O leasing possui características que o tornam mais parecido com um empréstimo bancário, mas funciona como um aluguel, ou seja, quem contrata o bem tem o direito de usá-lo. A legislação brasileira classifica o leasing como um contrato de arrendamento mercantil.
Em um financiamento, o valor liberado é encaminhado direto para quem fez a venda. Já no empréstimo, o dinheiro é entregue para quem pediu o crédito. Além disso, os prazos de pagamento entre as duas modalidades também é diferente. Quando pedir um empréstimo é preciso lembrar que o pagamento é de curto e médio prazo.
O advogado explica que o CDC, Crédito Direto ao Consumidor, é um empréstimo com uma prestação fixa, onde o comprador pode antecipar as parcelas finais para ter abatimento dos juros proporcionais. No leasing, que é um aluguel, ele vai ter um valor residual que ele pode quitar o bem e ficar com o carro para sempre.
Em outras palavras, no leasing, o cliente aluga o imóvel, carro ou outro bem comprado pela instituição. No final do contrato, ele tem três possibilidades: renová-lo, devolver o bem ao banco e encerrar o contrato ou comprá-lo da instituição.
No leasing (ou arrendamento mercantil), você aluga um carro por um longo período (acima de 24 meses), paga mensalidades ao banco e pode comprar o veículo no final do contrato com juros mais baixos, abatendo o valor que já foi pago.
No caso do leasing o prazo para arrendamento é de 24 meses. Já o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) funciona da seguinte maneira: um valor em dinheiro é disponibilizado para pessoa física ou jurídica com a finalidade de comprar bens. Você contrata o financiamento e tem o prazo de até 60 meses para pagar.
Financiamento ou leasing? A principal diferença entre o leasing e o financiamento, é que o veículo financiado de forma tradicional estará no nome do comprador desde o início. No leasing, a venda também não pode ser feita antes do fim do contrato, afinal, esse veículo é propriedade do banco.
De modo geral, as vantagens de um empréstimo estão na facilidade de acesso ao recurso, além da possibilidade de crédito com algumas financeiras mesmo com a conta negativada. A desvantagem está, obviamente, nos riscos desse serviço, além de taxas bem elevadas.
O termo consignado significa garantia. Para o empréstimo, é a certeza de que a financeira vai receber por aquela quantia. Dessa forma, o financiamento tem algum tipo de segurança, que equivale ao desconto em folha de pagamento, seja no INSS para aposentados, seja no contracheque para quem trabalha formalmente.
O consórcio pode até oferecer parcelas menores, mas exige paciência do comprador, uma vez que ele depende de sorteio para acelerar o acesso ao bem comprado. E o financiamento é um endividamento de longo prazo, mas que garante entrega imediata.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email