Qual a diferença entre leasing e financiamento?

Diferentemente do financiamento, onde o bem é da empresa cliente (alienado à instituição financeira), o Leasing Financeiro é similar a um contrato de locação, sendo que no fim do contrato existe a opção de se adquirir o bem por um preço pré-determinado.

O que é financiamento de leasing?

O leasing possui características que o tornam mais parecido com um empréstimo bancário, mas funciona como um aluguel, ou seja, quem contrata o bem tem o direito de usá-lo. A legislação brasileira classifica o leasing como um contrato de arrendamento mercantil.

Qual é a diferença entre financiamento e empréstimo?

Em um financiamento, o valor liberado é encaminhado direto para quem fez a venda. Já no empréstimo, o dinheiro é entregue para quem pediu o crédito. Além disso, os prazos de pagamento entre as duas modalidades também é diferente. Quando pedir um empréstimo é preciso lembrar que o pagamento é de curto e médio prazo.

O que é CDC e leasing?

O advogado explica que o CDC, Crédito Direto ao Consumidor, é um empréstimo com uma prestação fixa, onde o comprador pode antecipar as parcelas finais para ter abatimento dos juros proporcionais. No leasing, que é um aluguel, ele vai ter um valor residual que ele pode quitar o bem e ficar com o carro para sempre.

Como funciona o sistema de leasing?

Em outras palavras, no leasing, o cliente aluga o imóvel, carro ou outro bem comprado pela instituição. No final do contrato, ele tem três possibilidades: renová-lo, devolver o bem ao banco e encerrar o contrato ou comprá-lo da instituição.

Como é o leasing de veículos?

No leasing (ou arrendamento mercantil), você aluga um carro por um longo período (acima de 24 meses), paga mensalidades ao banco e pode comprar o veículo no final do contrato com juros mais baixos, abatendo o valor que já foi pago.

Como saber se o meu financiamento e leasing ou CDC?

No caso do leasing o prazo para arrendamento é de 24 meses. Já o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) funciona da seguinte maneira: um valor em dinheiro é disponibilizado para pessoa física ou jurídica com a finalidade de comprar bens. Você contrata o financiamento e tem o prazo de até 60 meses para pagar.

Qual a diferença entre arrendamento mercantil e financiamento?

Financiamento ou leasing? A principal diferença entre o leasing e o financiamento, é que o veículo financiado de forma tradicional estará no nome do comprador desde o início. No leasing, a venda também não pode ser feita antes do fim do contrato, afinal, esse veículo é propriedade do banco.

Quais as vantagens de fazer um financiamento ou empréstimo?

De modo geral, as vantagens de um empréstimo estão na facilidade de acesso ao recurso, além da possibilidade de crédito com algumas financeiras mesmo com a conta negativada. A desvantagem está, obviamente, nos riscos desse serviço, além de taxas bem elevadas.

Qual a diferença entre consignado e financiamento?

O termo consignado significa garantia. Para o empréstimo, é a certeza de que a financeira vai receber por aquela quantia. Dessa forma, o financiamento tem algum tipo de segurança, que equivale ao desconto em folha de pagamento, seja no INSS para aposentados, seja no contracheque para quem trabalha formalmente.

O que é melhor fazer um consórcio ou financiamento?

O consórcio pode até oferecer parcelas menores, mas exige paciência do comprador, uma vez que ele depende de sorteio para acelerar o acesso ao bem comprado. E o financiamento é um endividamento de longo prazo, mas que garante entrega imediata.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email