Guia de Conteúdo
Diferentemente do que acontece no empréstimo, em que a pessoa adquire imediatamente um valor e paga juros em troca dessa antecipação, no consórcio o indivíduo acumula uma poupança ao longo da duração do plano.
Como funciona o consórcio O consórcio é uma linha de crédito onde um grupo de pessoas com o mesmo ideal de compra, paga todos os meses uma mensalidade por um determinado período. A administradora responsável por receber esses valores realiza sorteios mensais em assembleias gerais, onde um dos participantes é sorteado.
Quanto mais arriscada for a operação, maiores serão os gastos envolvidos. Além disso, a instituição desejará lucrar mais por conta da exposição ao risco maior. É por isso que a taxa de juros do cheque especial é muito maior do que a do crédito consignado. Do outro lado está o consórcio, em que não há cobrança de juros.
No caso do financiamento, deu a entender que sempre é preciso ter um intermediário entre você e o bem, certo? Autofinanciamento, por outro lado, trata-se de algo que é próprio, que funciona por si mesmo. Ou seja, o autofinanciamento não fica dependente de uma instituição financeira.
A Lei dos Consórcios, que vigora desde 2009, permite a utilização da carta de crédito para quitação do financiamento feito para a compra de um bem em nome do consorciado. Ou seja, uma carta de crédito de um automóvel não pode ser usada para quitar o financiamento de uma casa.
Vantagens e desvantagens do consórcio A grande vantagem do consórcio é o seu custo menor. Ao final do pagamento de todas as suas parcelas do consórcio, você paga o valor total do bem e mais um pequeno acréscimo, não chegando a dar duas vezes o valor do bem, como ocorre no financiamento.
No CDC, toda a documentação do veículo fica no nome do comprador. Por isso os juros são um pouco mais altos do que no leasing, já que o banco corre mais riscos caso o comprador não honre os pagamentos. A instituição financeira precisa acionar judicialmente o proprietário para retomar o automóvel.
O Leasing Financeiro é similar a um contrato de locação, sendo que no fim do contrato existe a opção de se adquirir o bem por um preço pré-determinado. O Leasing Back se dá quando uma empresa necessita de capital de giro para suas operações e vende seus bens a uma empresa que os aluga de volta.
Consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas – físicas ou jurídicas – em grupos. Sua finalidade é de formar uma poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email