Qual a diferença entre contrato de comodato e mútuo?

Tanto no mútuo como no comodato, alguém recebe uma coisa emprestada. A diferença é que enquanto no caso mútuo o bem recebido é consumível, e a pessoa deve restituir na mesma quantidade e qualidade; no comodato a pessoa deve devolver a mesma coisa que foi emprestada.

Por que o empréstimo de dinheiro não é considerado um contrato de empréstimo?

O empréstimo, em qualquer de suas modalidades, pertence à categoria dos contratos que têm por objeto a entrega de uma coisa. Quem a recebe fica obrigado a restituí-la, tal como acontece na locação. Como somente se perfaz com a tradição, é contrato de natureza real. Antes dela só haverá uma promessa de empréstimo.

O que é o contrato de empréstimo?

Contrato de empréstimo é o negócio jurídico no qual há a entrega de uma coisa – fungível ou infungível – de uma pessoa a outra de forma gratuita, obrigando a última a restituição da coisa emprestada, ou outra de mesma espécie e quantidade.

Para que serve o contrato de mútuo?

Para que serve um contrato de mútuo? O contrato mutuário é um documento que serve para regularizar a realização de um empréstimo financeiro. Ele pode ser feito por pessoas jurídicas e pessoas físicas. A emissão desse documento é obrigatória por representar uma segurança jurídica para ambas as partes.

Como se faz um contrato de empréstimo de dinheiro?

1. O MUTUANTE entrega, neste ato, ao MUTUÁRIO a quantia de R$ .........(......................), em dinheiro (ou: representada pelo cheque nº ............, contra o Banco ................, Ag. ...........), pelo prazo de .(........)

Qual a diferença entre contrato de locação e contrato de comodato?

Qual é a diferença entre regime de comodato e locação? Vimos que o comodato é um tipo especial de empréstimo. Portanto, a principal diferença entre esse regime e o aluguel é que o comodato é gratuito, apesar de existirem obrigações por parte do comodatário.

Quem é o mutuário?

O mútuo é o empréstimo de coisas fungíveis. Mutuário é a parte que recebe o empréstimo. OBRIGAÇÕES DO MUTUÁRIO. O mutuário é obrigado a restituir ao mutuante o que dele recebeu em coisa do mesmo gênero, qualidade e quantidade.

Pode se classificar o contrato de comodato como?

O comodato é um contrato fiduciário, portanto. Todo contrato que predispõe a devolução é, via de regra, intuitu personae. De prazo determinado ou indeterminado.

O que é contrato de empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma linha de crédito exclusiva disponível para aposentados e pensionistas INSS, servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada. No entanto, existem alguns direitos e deveres que garantem a adesão a essa modalidade de crédito.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email