Guia de Conteúdo
No caso da poupança velha, o desempenho é de 0,5% ao mês mais a TR, independentemente do comportamento da Selic. Isso dá origem a um retorno de 6,17% ao ano. No caso da poupança nova, por outro lado, a rentabilidade é menor. Em julho de 2021, por exemplo, a taxa Selic estava definida a 4,25% ao ano.
Se não foi feito nenhum depósito, não sei como explicar, mas o caso é que a variação 01 não recebe mais depósitos desde 2012. Então, qualquer valor aplicado na poupança, irá automaticamente para 51, assim como os resgates também serão feitos na 51 primeiro.
Cálculo da poupança muda com nova Selic Desde maio de 2012, quando a taxa básica de juros está abaixo ou igual a 8,5% ao ano, a rentabilidade da poupança equivale a 70% da Selic, mais a TR (Taxa Referencial), que está praticamente zerada há cerca de três anos.
Inicialmente, há a Poupança Ouro, com variação 01; A Poupança Ouro Salário tem variação 02; Já a Nova Poupança Ouro é 51, e a Nova Poupança Ouro Salário 52; A Poupança Poupex usa variação 91.
Existem dois tipos de contas poupança no Banco do Brasil: Poupança Ouro e Poupex. O cliente é quem escolhe o tipo de poupança, sendo o código número 51 usado para a Poupança Ouro e o código numérico 96 para a Poupex. A variação da conta poupança do Banco do Brasil não tem a ver com o rendimento mensal.
A poupança antiga paga 0,5% am e mais a taxa da TR (tudo bem que a taxa da TR tá dando zero), mas 0,5% am livre de imposto de renda se você é um investidor pessoa física, com fundo garantidor de crédito para aplicações até 250 mil reais e a liquidez que a poupança tem, não existe investimento tão bom quanto em renda ...
A chamada poupança antiga rende 0,5% ao mês + taxa referencial, a famosa TR, que hoje está zerada. Assim, a rentabilidade da poupança antiga fica em 6,16% ao ano.
Basicamente, funciona assim: – Se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês mais a variação da TR; – Se a Selic estiver igual a ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será equivalente a 70% da Selic mais a variação da TR.
Se a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic + taxa referencial (que está zerada há anos); Agora, se a taxa de juros estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês sobre o valor depositado + TR. Isso dá o equivalente a 6,17% ao ano.
Quando a taxa básica de juros está igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic mais a variação da TR (Taxa Referencial), que hoje está zerada, o que dá cerca de 0,44% ao mês. Já quando a Selic ultrapassa 8,5%, ela volta a render pela regra antiga, de 0,5% ao mês mais TR.
Caderneta deixará de render 70% da taxa básica de juros para ter retorno de 0,5% ao mês. O Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou nesta quarta-feira (8) que elevou a Selic em 1,5 ponto percentual, de 7,75% para 9,25% ao ano.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email