Guia de Conteúdo
Quais os principais benefícios não consignáveis? Auxílio-acidente, Auxílio-doença do trabalhador rural, Salário-maternidade, Renda mensal vitalícia por idade (Lei 6179/74), Auxílio-reclusão (LOPS), Auxílio-doença previdenciário (LOPS), Amparo Assistencial ao idoso (LOAS), Pecúlio especial de aposentado.
Com a regulamentação da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (Lei nº 8.742, de 1993), foi determinada a concessão dos amparos assistenciais. São duas as espécies: a 87, para portadores de deficiência, e a 88, para idosos com 65 anos ou mais.
Trabalhadores com carteira assinada Para contratar esse crédito é preciso ter um tempo mínimo de carteira assinada. Essa á uma garantia que os bancos têm da estabilidade financeira. Nenhuma empresa é obrigada a oferecer a seus empregados o benefício do empréstimo consignado.
HOJE QUEM É APOSENTADOR OU PENSIONISTA TEM ACESSO AS LINHA DE CRÉDITO CONSIGNADOS COM JUROS BAIXOS, MAS QUE RECEBE AUXÍLIO ACIDENTE NÃO TEM ESSE ACESSO, SE VÊ OBRIGADO A PEGAR EMPRÉSTIMO COM JUROS ALTOS , O AUXILIA ACIDENTE É VITALÍCIO SÓ PERDE COM APOSENTADORIA OU MORTE.
COMO FUNCIONA O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO? As parcelas são descontadas diretamente do salário ou da aposentadoria. Na prática, significa que uma parte da renda fica comprometida antes mesmo de o dinheiro chegar na conta do consumidor.
Isso porque, além do período de maciça, outros fatores também podem fazer com que o tempo para o INSS averbar empréstimo consignado aumente. São os casos, por exemplo, de divergência nos dados pessoais e bancários do tomador, falhas no sistema do INSS ou aumento da fila de espera do órgão.
Limite passa de 30% para 35% do salário líquido e número de parcelas aumenta de 96 para até 120 meses.
O que quer dizer benefício bloqueado para empréstimo? Quem tem um benefício bloqueado para empréstimo não pode contratar empréstimos ou cartão de crédito com desconto automático no benefício previdenciário, temporariamente. Entre os três motivos principais estão: benefício emitido recentemente (nova regra);
Somente podem optar pelo desconto do empréstimo consignado no INSS os segurados que recebem pensão por morte ou aposentadoria.
Se você recebe o benefício de pensão pago pela Previdência Social por meio do INSS, pode solicitar um empréstimo pessoal pela Simplic quando for necessário. São poucos passos para você ter o dinheiro na conta em até 48 horas.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email