Guia de Conteúdo
O Patrimônio Líquido – PL – é composto pelos subgrupos patrimônio/capital, reservas, lucro ou prejuízos acumulados e ajustes de avaliação patrimonial. Em termos monetários, o PL reflete a situação patrimonial líquida, ou seja, representa a diferença entre o Ativo Real e o Passivo Real.
Soma dos Bens e dos Direitos (ativos) – Obrigações (passivo) = patrimônio líquido. Não existe como começar a falar de empréstimo ou de financiamento sem falar de patrimônio líquido. O balanço de uma empresa é um dos princípios fundamentais dentro de uma análise de crédito.
Quando o PL apresenta um valor negativo, ou seja, a empresa conta com mais passivos do que ativos, temos o chamado passivo a descoberto. Nesse sentido, conforme a norma contábil, pela Resolução CFC 1.283/2010, não é mais necessária a troca da nomenclatura das contas, do PL para passivo a descoberto.
O patrimônio líquido (PL) faz referência ao grupo de contas que registra o valor contábil de uma entidade. Trata-se de uma subconta contábil que leva em consideração aspectos como o capital social, os aportes financeiros de acionistas, os lucros acumulados, contas de reserva e até o fluxo de caixa.
1 - PATRIMÔNIO FINANCEIRO - representa a diferença entre Ativo Financeiro e o Passivo Financeiro. Passivo Permanente - conjunto da obrigações aos títulos da Dívida Pública, contratos de financiamentos celebrados pelo Tesouro ou Autarqui- as e Fundações com instituições financeiras nacionais ou estrangeiras.
Os ativos são todos os bens de uma companhia, como os imóveis, os móveis, o dinheiro em caixa, o estoque de mercadoria e os direitos (dívidas a receber). Já os passivos são as obrigações, ou seja, as despesas da empresa que são as contas a pagar para os fornecedores, para o governo ou para o banco, por exemplo.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO = ATIVOS – PASSIVOS. O objetivo das organizações é que ativos sejam maiores que passivos para que o patrimônio líquido seja positivo.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email