Por que as pessoas pegam empréstimo?

Um levantamento da fintech de crédito Lendico mostra que o pagamento de dívida é o principal motivo para as pessoas pegarem um empréstimo. Apesar de ter sido a maior motivação durante todo o ano, a necessidade de quitar débitos aumentou com o decorrer dos meses. Em janeiro, 40% dos tomadores tinham esse propósito.

Qual o principal motivo que leva os brasileiros a contratar um empréstimo?

O motivo mais apontado pelos brasileiros para contratar empréstimo consignado é quitar dívidas. Eles usaram o dinheiro do consignado para pagar outro empréstimo ou uma dívida.

É vantagem pegar empréstimo para quitar dívidas?

Vale a pena pegar um empréstimo para pagar dívida caso seu nome esteja negativado. Se este for o seu caso, é possível conseguir descontos de até 80% da dívida com um acordo e pegar um empréstimo para quitar é uma excelente oportunidade.

O que acontece se pegar um empréstimo e não pagar?

Se você contratou alguma linha que coloca um bem como garantia de pagamento (carro/casa), não pagando o empréstimo você, além de ficar com o nome sujo por cinco anos, também perderá o bem dado como garantia. Caso contrário, você ficará com o nome sujo e enfrentará uma série de dificuldades, conforme descrito abaixo.

Quando vale a pena pegar um empréstimo?

Para o empréstimo valer a pena, o valor dos juros deve ser menor que o das dívidas a serem liquidadas e, claro, estar dentro da capacidade de pagamento do contratante.

Quando vale a pena quitar uma dívida?

Só valerá a pena quitar a dívida imobiliária imediatamente se você não conseguir um investimento que supere a taxa efetiva do financiamento. Por exemplo, se a taxa efetiva do seu financiamento é 8%, só valerá a pena quitá-lo se você não conseguir encontrar investimentos com um retorno maior do que esse.

Como conseguir empréstimo para quitar dívidas?

Existem empresas especializadas em fornecer empréstimo pessoal para pessoas com restrição no nome, a liberação depende do valor do empréstimo e os juros são mais altos, já que tem um histórico de não pagamento de contas. No Serasa eCred, por exemplo, há opções de crédito também para negativados.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email