Onde lançar créditos vinculados à atividade rural?

Os financiamentos vinculados a atividade rural devem ser lançados somente na ficha “Atividade Rural”, no item “Dívidas Vinculadas à Atividade Rural”.

Como declarar créditos vinculados à atividade rural 2020?

Os financiamentos vinculados a atividade rural devem ser lançados somente na ficha "Atividade Rural", no item "Dívidas Vinculadas à Atividade Rural". Lembramos que estes financiamentos não podem dar origem para a variação patrimonial e nunca devem ser lançados na ficha "Dívidas e Ônus Reais".

Onde lançar empréstimo bancário no Imposto de Renda 2021?

Se você tomou mais de 5 mil reais emprestado de um amigo ou parente deve declarar o empréstimo na ficha “Dívidas e Ônus Reais”, com o código “14 – Pessoas físicas”. No campo "Discriminação", é preciso informar o CPF da pessoa que concedeu o empréstimo. Quem emprestou o dinheiro também deve informar a operação no IR.

O que é resultado tributável da atividade rural?

O resultado da atividade rural é a diferença entre a receita bruta recebida e as despesas pagas no ano-calendário em questão, considerando todos os imóveis rurais da pessoa física.

Quais despesas podem ser deduzidas na atividade rural?

Alguns exemplos são benfeitorias, aquisições de máquinas e implementos agrícolas, além de despesas como salário dos funcionários da atividade e despesas que visam o uso eficiente de recursos da propriedade ou exploração rural”, cita Batista, que completa: “Regra geral, são dedutíveis todas as despesas e investimentos ...

Como declarar imóvel rural no Imposto de Renda 2021?

Primeiramente, o contribuinte que adquiriu um imóvel no ano passado deverá abrir um item na ficha “Bens e Direitos”, onde informará o código correspondente a cada tipo de imóvel (11 para apartamento, 12 para casa, 13 para terreno, 14 para imóvel rural e 15 para sala ou conjunto).

Qual o limite de isenção para produtor rural?

Quem é obrigado a declarar a atividade rural? O produtor rural que obteve receita bruta em 2020 no valor igual ou maior que R$ 142.798,50.

Como Fazer Declaração rural?

A declaração deve ser feita de forma online, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR 2021, disponibilizado pela Receita Federal. A data limite para realizar o procedimento é 30 de setembro.

O que é considerado receita da atividade rural?

A receita bruta da atividade rural é constituída pelo montante das vendas dos produtos oriundos das atividades rurais, exploradas pelo próprio produtor-vendedor.

O que pode ser lançado no livro-caixa rural?

O Livro Caixa Digital do Produtor Rural – LCDPR é uma norma fiscal que os produtores rurais têm com o Fisco, devendo entregar essa declaração anualmente. O LCDPR busca a escrituração contábil da atividade rural das pessoas físicas, que objetiva declarar o que foi investido, bem como os gastos/custos, receitas, etc.

Qual a tributação do produtor rural pessoa física?

IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) Os produtores rurais podem ser tributados pelo imposto de renda como pessoa física, conforme o Decreto 9.580/2018. O resultado da exploração da atividade rural deve ser apurado pela escrituração do livro caixa com todas as receitas, despesas e investimentos.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email