Guia de Conteúdo
O saldo devedor nada mais é que o valor que ainda falta para quitar um financiamento. Esse saldo consiste no valor emprestado pelo banco mais os juros, seguros e demais tarifas acordadas em contrato.
Para isso, é importante consultar o saldo devedor por meio do extrato de empréstimo consignado disponibilizado pelo INSS. É possível consultar o extrato nas agências físicas ou pelo site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e também pelo aplicativo “Meu INSS”.
A amortização de empréstimo é o pagamento de uma dívida através de parcelas. Conforme as parcelas são pagas, o saldo devedor vai sendo amortizado, diminuído, quitado ao mesmo tempo que são pagos juros ao banco.
Desta forma, por meio do Boleto Mensal pode-se consultar saldo devedor do financiamento, o valor dos juros contratuais e da amortização mensal. O saldo devedor constante no boleto é teórico, ou seja, considera que os encargos vencidos, inclusive o na data do vencimento estejam pagos.
Como calcular o saldo devedor? R: basta multiplicar o valor das parcelas pelo número de parcelas que ainda devem ser pagas. Vale lembrar que o saldo devedor considera o Custo Efetivo Total (CET) e, portanto, o valor final da dívida e não somente o valor solicitado com a incidência da taxa de juros.
Calcular o saldo devedor de um empréstimo ou de um financiamento nada mais é que tornar claro o montante total que ainda falta ser pago da dívida. Para chegar ao valor exato, é preciso levar em conta não apenas o valor fixo da parcela, mas também as cobranças de juros e encargos.
Saldo devedor é o saldo total de uma dívida adquirida somado os seus respectivos juros.
Geralmente, isso acontece porque o banco disponibiliza um limite de crédito pré-aprovado para saque. O problema é que, ao utilizá-lo, você passa a dever o banco, ficando negativado. Então, o saldo devedor, também chamado de saldo negativo, é o dinheiro que você usa além do que tinha como saldo disponível.
Saiba como funciona o Sistema de Amortização Constante (SAC) E para calcular o valor da amortização de uma parcela pelo método SAC, é preciso dividir o valor total da dívida pelo número de meses de parcelas. Assim, se obterá o montante das amortizações e somar os juros.
Fórmula simples de amortização: No exemplo, a amortização do empréstimo é simplesmente a quitação mês a mês do crédito tomado. Ela se dá por meio do pagamento de parcelas, que são compostas do valor amortizado no mês mais o valor dos juros.
Amortizar o financiamento é o ato de reduzir o valor original da dívida por meio do antecipação das parcelas. Funciona assim: quando você faz um financiamento, é determinado, em contrato, um valor para cada parcela, assim como a quantidade de parcelas e as condições de pagamento, com os respectivos prazos.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email