Guia de Conteúdo
No momento em que o contribuinte preenche a declaração do Imposto de Renda, ele já descobre se tem ou não direito a restituição. Se resultado informado pelo programa for "imposto a restituir", o valor será devolvido na conta bancária indicada para a Receita Federal.
Restituição: Veja se a Receita incluiu você para receber 1º lote do IR 2021. A Receita Federal abre hoje a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2021. O pagamento será feito na próxima segunda-feira (31) na conta bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração.
Bem simples, para consultar se o contribuinte tem direito à restituição precisa primeiro entregar a declaração, depois ir até o site da Receita Federal para a consulta de restituições, clique aqui. No próprio site da Receita você deve informar seu CPF, data de nascimento e o ano, no caso, de 2021.
Por que tenho imposto a pagar? Um dos motivos que leva um contribuinte a ter de pagar imposto depois de fazer a declaração é ter diversas fontes pagadoras, como, por exemplo, trabalhar em dois empregos, receber aposentadoria e continuar trabalhando. Mas outros fatores também podem resultar em imposto a pagar.
É obrigado a enviar a declaração do IR em 2021 o contribuinte que, em 2020, se encaixar em uma das seguintes situações: Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70. Teve rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 40 mil, o que inclui FGTS e seguro-desemprego.
Segundo o professor, isso pode acontecer quando o contribuinte tem mais uma fonte de renda, seja previdência, ou outro emprego e até mesmo uma renda de pessoa jurídica. A Receita faz a conta e se a retenção foi menor que a obrigação do contribuinte, é possível que ele tenha que pagar mais imposto.
A consulta pode ser feita na página da Receita Federal da internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
1º lote: 31 de maio. 2º lote: 30 de junho. 3º lote: 30 de julho. 4º lote: 31 de agosto.
Como consultar o 5º lote utilizando o CPF Os contribuintes devem consultar a restituição na área de “Consulta Restituições IRPF”. É preciso digitar os dados básicos, como CPF, data de nascimento e o ano do imposto que deseja consultar.
Para verificar se a sua declaração está em malha fina, basta acessar o extrato da declaração de 2021, por meio do Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) disponível no site da Receita Federal. Esse acesso deve ser feito através do certificado digital ou o login com o número do CPF/CNPJ, o código de acesso e senha.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email