Guia de Conteúdo
As criptomoedas são moedas digitais descentralizadas, ou seja, que não são controladas por algum órgão ou país em específico. Com o crescimento da sua relevância, cada vez mais as empresas têm se interessado por receber criptomoedas como forma de pagamento. Mas a volatilidade é um ponto contra esse tipo de uso.
Ao contrário de sistemas bancários centralizados, grande parte das criptomoedas usam um sistema de controle descentralizado com base na tecnologia de blockchain, que é um tipo de livro-registro distribuído operado em uma rede ponto a ponto (peer-to-peer) de milhares computadores, onde todos possuem uma cópia igual de ...
Uma criptomoeda não tem forma física, existindo apenas no mundo digital. Se o dinheiro em papel é impresso por instituições como a Casa da Moeda, o processo de “confecção” de criptomoedas é chamado de mineração, e tem sido alvo recentemente de críticas devido aos seus impactos ambientais.
Criada a partir de um meme, a Dogecoin tornou-se uma moeda diferenciada em 2021, após o bilionário Elon Musk “entrar na brincadeira”, e elogiá-la.
Novos bitcoins são gerados através de um processo competitivo e descentralizado chamado "mineração". Esse processo consiste na recompensa dada aos usuários pelos seus serviços.
O bitcoin é uma criptomoeda, termo usado para moedas que só existem na internet. Apesar de serem reais, não há versão física desse dinheiro. Além disso, são as próprias pessoas que, de forma geral, podem enviar ou receber bitcoins. Outro detalhe relacionado ao bitcoin é que ele é um dinheiro limitado.
Uma delas é a chamada “paredes de compra ou venda”. Como funciona: as baleias realizam grandes quantias de ordens de compra de bitcoin. Com isso, o preço da moeda tende a aumentar abruptamente. Nesse momento, eles aproveitam para vender suas criptomoedas durante a alta e lucrar com o movimento.
O bitcoin não é apenas a criptomoeda mais conhecida, como também é a mais negociada no mundo inteiro, com uma capitalização acumulada superior a US$ 1 trilhão. É compreensível essa popularidade, considerando que o bitcoin foi o pioneiro no segmento de moedas digitais.
Como funciona a criptomoeda? A cotação, compra e venda acontece anonimamente pela internet. A moeda digital é armazenada em uma carteira e administrada em um computador pessoal ou dispositivo móvel. A inovação tecnológica por trás da criptomoeda é conhecida como blockchain ou “protocolo da confiança”.
A identidade de Satoshi Nakamoto é o maior mistério em torno do Bitcoin, uma invenção que inaugurou a indústria das moedas digitais e que opera sob a filosofia open source, ou seja, pode ser amplamente auditada por qualquer pessoa.
O que são altcoins? Altcoins são criptomoedas alternativas ao Bitcoin. Ou seja, toda moeda digital é uma Altcoin, exceto o próprio Bitcoin. Existem no mercado diversos tipos de altcoins, sendo alguns baseados em mineração, outros em token de segurança, stablecoin e tokens de utilidade.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email