O que são as companhias hipotecarias?

Companhia hipotecária (CH) tem por objetivo a concessão de financiamentos imobiliários residenciais ou comerciais, empréstimos garantidos por hipotecas ou alienação fiduciária de imóveis e repasses de recursos relacionados a programas imobiliários, além da administração de fundos de investimento imobiliário.

Quais são os bancos de desenvolvimento?

Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e ...

Como funciona o Poupex do Exército?

A Associação de Poupança e Empréstimo – POUPEX é uma instituição civil mutualista, sem fins lucrativos, criada e gerida pela Fundação Habitacional do Exército (FHE). Captar, incentivar e disseminar a poupança, propiciando ou facilitando a aquisição e a construção da casa própria aos seus associados; e.

Quais são as companhias hipotecárias?

O que são companhias hipotecárias? Companhias hipotecárias ou CHs são instituições financeiras cujo objetivo é captar recursos e conceder financiamentos destinados à produção, reforma ou comercialização de imóveis.

Quem fiscaliza companhias hipotecarias?

Funcionamento das companhias hipotecárias As CHs não podem receber dinheiro de poupanças, e seus recursos provem das operações passivas e ativas. Como uma instituição financeira regulamentada, as Companhias Hipotecárias são fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Qual a característica principal das instituições que fazem parte do SBPE Sistema Brasileiro de poupança e empréstimo?

De acordo com o Banco Central, as instituições que fazem parte do SBPE precisar destinar pelo menos 65% dos recursos da poupança para suas linhas de financiamento de imóveis. Além disso, o sistema também é financiado pelos recursos depositados em poupanças de natureza compulsória.

Quantas instituições financeiras são voltadas para o SBPE?

O SBPE é uma possibilidade que usa os rendimentos da caderneta de poupança para emprestar recursos financeiros para quem quer comprar imóveis por meio de um financiamento. O SBPE está disponível em praticamente todas as instituições financeiras do País.

Qual a taxa de juros SBPE caixa?

A taxa mínima passará de 3,35% ao ano mais o rendimento da poupança (SBPE) para 2,95% ao ano mais o rendimento da poupança.

Quais os principais bancos de desenvolvimento do Brasil?

Oficialmente os 4 quatro Bancos de Desenvolvimento do Brasil, conforme tipologias definidas pelo Banco Central do Brasil são: Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A (BDMG) com sede em Belo Horizonte-MG, Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo S/A com sede em Vitória-ES, Banco Nacional de Desenvolvimento ...

Quais são os bancos de desenvolvimento do Brasil?

São eles o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE), Banco da Amazônia (BASA) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Qual a definição de bancos de desenvolvimento?

Os bancos de desenvolvimento são instituições públicas que surgiram na década de 1940, no esforço de reconstrução pós-guerras mundiais e, desde então, vêm cumprindo papel relevante para o desenvolvimento socioeconômico dos países e regiões onde atuam, conforme os diferentes estágios em que se encontram, em cenários ...

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email