Guia de Conteúdo
REFIN significa restrição financeira. Se você tem essa restrição no banco, significa que existe alguma dívida em aberto que o impede de realizar qualquer operação, as realizações mais utilizadas são pedidos de empréstimos, com bancos por exemplo.
Ao refinanciar o contrato de empréstimo consignado, o saldo devedor atual é quitado e a diferença é liberada como novo saldo, em conta. Um novo contrato de empréstimo é firmado e o consumidor fica com a diferença de 1 500 reais, o chamado “troco”, que é liberado na conta indicada no prazo de 2 a 5 dias úteis, em média.
Simplificando: o refinanciamento é a renegociação da dívida no mesmo banco, voltando o contrato ao prazo original. Essa operação quita o consignado atual e começa um novo contrato, liberando mais dinheiro. Para refinanciar o contrato, é preciso estar com parte das parcelas pagas.
Os prazos do refinanciamento e portabilidade do crédito consignado estão entre 15 e 20 dias.
Para fazer o refinanciamento é necessário que você escolha um banco ou financeira que ofereça os serviços e que avalie as condições oferecidas. Assim, avalie a taxa de juros e outras exigências para que você consiga refinanciar mais barato, já que quanto menos juros você pagar, menor será a dívida.
Definição do Sisconvem – Pefin O Sistema de Manutenção de Dados de Convênios (Sisconvem) permite ao cliente solicitar, online e em tempo real, inclusão, exclusão ou consulta de suas exclusivas anotações de dívidas vencidas e não pagas no banco de dados do PEFIN.
Ou seja, se um indivíduo tem pendências relacionadas ao cartão de crédito ou cheque especial, por exemplo, essas informações constarão ou deverão ser inseridas no cadastro REFIN. PEFIN e REFIN são soluções fornecidas pela Serasa Experian e são grandes aliadas quando o assunto é contornar a inadimplência.
Vantagens de renovar o empréstimo consignado Beneficiários INSS podem pagar em até 84 meses, enquanto os servidores federais em até 96 meses. Em qualquer um dos casos, a parcela é fixa e, portanto, não sofrerá alterações.
O principal requisito para realizar o refinanciamento de empréstimo consignado é ter quitado um percentual consistente das parcelas. Em geral, os bancos exigem a amortização de 15% a 30% das mensalidades para que a renovação seja liberada.
Quando solicitar a portabilidade, você pode pedir o “troco”. Dessa forma, a nova instituição faz o refinanciamento de sua dívida e emprestar de novo aqueles R$ 1.000 que você já tinha pago. Mas com as melhores condições que ela ofereceu para seu crédito.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email