O que quer dizer concessão de empréstimo?

O que é concessão de crédito? A concessão de crédito é considerada um procedimento, onde uma instituição financeira analisa a liberação de crédito para uma pessoa física ou uma pessoa jurídica. Essa liberação pode acontecer por meio de um financiamento, empréstimo ou mesmo um cartão de crédito, por exemplo.

Como é feita a concessão de crédito?

Portanto, o processo de concessão de crédito se dá quando uma instituição financeira aprova, após análise, a liberação de crédito para uma pessoa jurídica ou física.

Quais aspectos os investidores observam em nossas empresas quando da concessão de crédito?

A análise feita para a concessão de crédito leva em consideração aspectos do seu perfil e histórico financeiro, bem como o seu comportamento em relação ao banco ou financeira. Observe, a seguir, os fatores que os bancos e instituições financeiras de confiança avaliam para a liberação do seu dinheiro.

O que as instituições financeiras pedem analisam e julgam nas empresas antes de conceder crédito?

As instituições financeiras analisam os índices de liquidez, lucratividade e rentabilidade da empresa e verificam se elas têm reservas suficientes para arcar com o pagamento do crédito.

Qual a importância da tomada de decisão em relação à concessão de crédito?

No momento da concessão de crédito a empresa está tomando uma decisão que poderá se refletir no futuro com bons ou maus resultados, o que dependerá do processo utilizado na tomada de decisão.

Qual a diferença entre concessão de crédito à pessoa física e a pessoal jurídica?

Mas o que diferencia os empréstimos na pessoa física e na pessoa jurídica não é a contratação, mas sim a finalidade. Afinal o consumidor seja ele pessoa física ou jurídica, identifica sua necessidade de crédito, procura uma instituição financeira, e comprova sua capacidade de honrar ou não a dívida que deseja contrair.

Como é feita a análise de crédito?

A análise de crédito é um procedimento feito por instituições financeiras e bancos para avaliar se aquela pessoa jurídica tem condições de pagar posteriormente pelo empréstimo que pedir, ou no caso do pedido de cartões de crédito, se ela terá dinheiro para pagar a sua fatura todos os meses.

Como funciona uma financeira de crédito?

Como o próprio nome já diz, o objetivo de uma financeira é trabalhar com financiamentos. De um lado, elas oferecem empréstimos pessoais e/ou financiamento de bens e, do outro, oferecem investimentos para captar recursos. Vale dizer que as financeiras não são, necessariamente, mais arriscadas que os bancos.

Como funciona uma empresa de crédito?

Empresa Simples de Crédito é uma modalidade empresarial focada em realizar empréstimos e financiamentos com a utilização de recursos próprios. Trata-se de uma pequena empresa, que deve atender a uma série de normas para se enquadrar neste tipo de negócio.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email