O que pode ser deduzido no Imposto de Renda?

O que pode ser deduzido: gastos com consultas médicas particulares, cirurgias plásticas, hospitais, tratamentos odontológicos, fisioterapia, exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos, próteses dentárias, gastos com remédios que estiverem incluídos na conta paga no hospital, entre outros.

Quais são as despesas dedutíveis do Imposto de Renda?

“Os gastos dedutíveis reduzem a base de cálculo do imposto. Ou seja, tudo o que você declarar diminui o montante total sobre o qual é aplicada a alíquota do imposto. Gastos com saúde, educação, pensão alimentícia e dependentes, por exemplo, estão incluídos na categoria despesas dedutíveis.

O que é a dedução do Imposto de Renda?

A dedução do imposto de Renda é uma quantia que pode ser abatida da base de cálculo durante a declaração. Conhecida também por despesas dedutíveis, a dedução pode reduzir o pagamento do imposto devido ou mesmo garantir a restituição. Simplificada: mais adequada a quem não possui muitas despesas para deduzir.

O que pode ser deduzido no Imposto de Renda 2020?

Na base do imposto podem ser deduzidos gastos relacionados à educação, saúde, doações, pensão, previdência privada ou com dependentes. Existem dois tipos de dedução que podem ser incluídas no IR, os chamados gastos dedutíveis e as deduções do imposto devido.

O que posso declarar no Imposto de Renda 2021?

Podem ser deduzidos os gastos do contribuinte, dos seus dependentes ou alimentandos. Livros e material escolar: Os livros não podem ser deduzidos, mesmo que sejam didáticos, usados em cursos. Material escolar e uniforme também não são aceitos no Imposto de Renda.

Quais as deduções permitidas no Imposto de Renda 2020?

Na prática, são os gastos feitos ao longo de 2020 que, se declarados, podem reduzir o quanto o contribuinte vai pagar de imposto – ou aumentar a restituição. Os gastos relacionados à saúde, educação, previdência privada e com dependentes fazem parte do grupo de despesas dedutíveis.

O que declarar no Imposto de Renda 2021?

É obrigado a enviar a declaração do IR em 2021 o contribuinte que, em 2020, se encaixar em uma das seguintes situações: Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70. Teve lucro ao vender bens sujeitos à incidência do Imposto de Renda. Realizou algum tipo de operação na Bolsa de Valores em 2020.

Quais gastos com educação podem ser deduzidos?

Segundo a Receita Federal, somente cursos oficiais entram na declaração do Imposto de Renda. Dessa forma, gastos com creche, ensino infantil, fundamental, médio e ensino superior podem ser deduzidos. O superior inclui cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Quais as despesas que podem ser declaradas no Imposto de Renda?

Os gastos que você pode abater no seu Imposto de Renda são: gastos com saúde, educação, previdência privada, dependentes e contribuição ao INSS. Para cada um desses itens existe alguma restrição com relação ao que pode ser declarado e ao valor total.

Quais despesas médicas podem ser deduzidas do IR 2021?

As despesas com saúde podem ser deduzidas integralmente da base de cálculo do Imposto de Renda, sem limite de valor, desde que você opte pelo modelo completo de tributação na declaração. Guarde os comprovantes por no mínimo cinco anos após o envio da declaração.

Quais despesas são dedutíveis do Imposto de Renda pessoa jurídica?

IRPJ DEDUTIBILIDADE DE DESPESAS E CUSTOS. Na apuração do Lucro Real, são operacionais (dedutíveis) as despesas não computadas nos custos, necessárias à atividade da empresa e à manutenção da respectiva fonte produtora (Lei 4.506/1964, artigo 47).

O que é a parcela a deduzir do imposto de renda?

A parcela a deduzir funciona como uma forma de compensação. Sua função é fazer com que cada parte da renda seja tributada de acordo com cada faixa da Tabela Progressiva do IR, ou seja, a renda total não é tributada sobre uma mesma alíquota, apesar de parecer assim.

O que pode ser descontado no Imposto de Renda?

Além de ser descontado do 13º salário, o valor do imposto de renda também é deduzido das férias dos colaboradores, caso o valor da remuneração de férias seja superior ao valor isento. Por isso, para calcular o IRRF sobre férias, é necessário tomar como base o total pago e deduzir os descontos permitidos.

Como funciona a dedução de despesas médicas?

As despesas médicas só podem ser deduzidas no modelo completo da declaração. Quem opta pelo modelo simplificado não pode fazer nenhum abatimento porque é concedido um desconto fixo de 20% sobre a base de cálculo do imposto, limitado ao valor de 16.754,34 reais.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email