Guia de Conteúdo
Não ter renda compatível com o valor do imóvel desejado; Ter um histórico (score) de crédito negativo; Apresentar problemas com a Receita Federal; Integrar o Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo no Banco Central.
Já o dinheiro adquirido no empréstimo consignado pode ser utilizado para qualquer finalidade. E é possível, sim, conseguir um financiamento, mesmo tendo um crédito consignado em andamento. No entanto, será necessário comprovar renda para saber se as parcelas do financiamento cabem no orçamento do cliente.
Para saber se o financiamento foi aprovado, basta solicitar a carta de crédito aprovada ao gerente do banco ao qual você fez a consulta, ou solicitar ao correspondente bancário (empresa especializada em analise de crédito) para emitir a carta aprovada.
Não pode. O score de crédito só está disponível para empresas e para o próprio consumidor consultar.
Não é necessário ter uma conta corrente na Caixa Econômica Federal para realizar o financiamento, porém, é preciso atender os requisitos da análise de crédito de acordo com o bem a ser financiado e, se for o caso, as regras do programa do governo, como é o caso do Minha Casa Minha Vida.
Quando um cliente necessita fazer uma compra de valor alto, como uma casa ou um carro, é comum recorrer a um financiamento bancário. É possível sim que quem já tem um empréstimo consignado consiga um financiamento.
Tendo no histórico uma dívida que caducou, é tecnicamente possível fazer um financiamento imobiliário, mas há ressalvas: caberá ao banco, em última instância, confiar na sua capacidade de honrar uma nova operação e autorizar o crédito. No entanto, mesmo as dívidas caducas podem ser acessadas pelos bancos.
Um dos principais motivos para a reprovação de crédito imobiliário é o famoso “nome sujo”. É importante resolver restrições no CPF, como a inclusão de nome no Serasa, antes de solicitar seu financiamento. Vale lembrar que a análise de CPF é feita para todos os membros que compõe a renda mensal comprovada para o banco.
Assim, a análise de crédito e a avaliação ficam bem mais fáceis. Mas de modo geral, quando a questão é quanto tempo leva para a Caixa liberar um financiamento, a média acaba sendo de 40 dias, de acordo com estimativas da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).
De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o tempo médio de liberação é de 40 dias. A Caixa Econômica Federal, que responde por 70% do total de financiamentos, costuma pedir 10 dias de prazo. Na prática, entretanto, pode levar até 3 meses nos casos extremos.
Você consegue saber se um financiamento foi aprovado de vez quando o banco entra em contato para agendar a assinatura do contrato. Provavelmente, seu gerente vai telefonar ou enviar uma mensagem. Você pode acompanhar o status da operação também no portal do cliente de cada banco.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email