Guia de Conteúdo
O Score é uma pontuação de crédito, sendo um índice numérico que varia de empresa para empresa. Através da pontuação obtida, o banco avalia se o solicitante do empréstimo está pagando suas dívidas e se vale a pena emprestar o dinheiro. Os bancos costumam parcelar o saldo devedor, através da renegociação da dívida.
A diferença entre um e outro se dá na assinatura. Enquanto o fiador assina o próprio contrato ou documento à parte, o avalista assina o título de crédito.
Para definir o valor de um imóvel, os bancos utilizam o Laudo de Avaliação de Imóvel. Normalmente, o preço obtido do bem é menor que o estabelecido pelo mercado imobiliário; o que para quem compra pode ser ruim, já que durante o financiamento é o valor da avaliação que é levado em conta.
Para se tornar um avalista é necessário não estar com nenhuma pendência cadastral. O acordo é feito por meio de um documento chamado 'aval' que garante que o avalista a assumirá a dívida, caso o tomador do crédito se torne inadimple.
Consulta ao Score. Um dos mais famosos e temidos métodos de aprovação é o score de crédito. Isso porque, essa ferramenta é utilizada pelos órgãos de proteção ao crédito e mede a confiança sobre o cliente, em relação ao pagamento. Sua pontuação pode variar de 0 a 1000 e são divididos por categorias.
O avalista é igualmente responsável ao avalizado (devedor originário do título). Segundo o STJ, o devedor solidário, ou garante solidário, não se confunde com o avalista ou fiador, visto que não passa de um devedor. Além disso, o devedor solidário não necessita da outorga/uxória marital (art.
Diferenças entre aval e fiança A primeira diferença é que o aval se dá num título de crédito, enquanto a fiança se dá num contrato, como menciona o Código Civil, quando estabelece: Pelo contrato de fiança, uma pessoa garante satisfazer ao credor uma obrigação assumida pelo devedor, caso este não a cumpra.
O fiador de aluguel é a pessoa que vai assumir as responsabilidades financeiras (e algumas vezes judiciais) do contrato de locação quando o inquilino deixar de cumpri-lás.
Quando se pensa em como ser aprovado no financiamento, portanto, é preciso estar em dia com suas contas, comprovar a capacidade de pagamento das parcelas — o que envolve ter uma boa renda, nome limpo no mercado, um ótimo score de crédito e, se possível, dar um valor de entrada de pelo menos 20% a 30% do total.
Se descobrir alguma pendência no nome, o comprador precisa regularizar assim que possível. Ter o empréstimo liberado demanda passar por um processo de análise de dados aprovação, por isso é possível que o comprador descubra que está com alguma pendência na Receita Federal.
Em todo financiamento há uma cobrança de taxa de juros diluída nas parcelas. Porém, na Caixa Econômica Federal, esse valor é calculado com base no preço do imóvel e, claro, a sua renda mensal. Então, quanto mais alto for o orçamento familiar e o preço do imóvel, maiores serão os juros.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email