O que fazer se a seguradora não quer pagar?

Se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto e não houver acordo entre as partes, será necessário entrar com uma ação judicial para garantir os seus direitos. Esse processo pode ser longo e demorado, e você precisará de um advogado.

Qual a responsabilidade da seguradora no contrato de seguro de danos?

Nos contratos de seguro de danos, o principal objetivo do contratante será a prevenção dos prejuízos advindos na hipótese de ocorrência do risco e caso ocorra o sinistro (resultado danoso advindo da situação de risco), ser indenizado dos prejuízos que sofrer.

Como funciona o seguro prestamista em caso de morte?

Em caso de falecimento, o seguro prestamista também cobre o pagamento da dívida adquirida pelo segurado antes do sinistro. Ele evita que alguma dívida seja herdada para os familiares. Para solicitar é importante levar a documentação comprobatória relacionada ao óbito, como o atestado.

Quando o segurado perde direito à indenização?

Se causar um acidente e isso envolver terceiros, caso você não tenha a cobertura especial para esse caso, saiba que a seguradora pode negar indenização ao terceiro. Por isso, é fundamental estar sempre atento a sua apólice para saber o que tem direito e o que pode ser negado.

Como processar uma empresa de seguros?

O primeiro passo para solicitar a indenização junto a seguradora é registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.). Depois disso, é preciso entrar em contato com a seguradora para receber a orientação de como proceder e quais documentos devem ser enviados para que o pagamento da indenização possa ser feito.

O que acontece se a seguradora não pagar o sinistro em 30 dias?

A seguradora que deixar de cumprir o prazo está sujeita ao pagamento de atualização monetária sobre o valor da indenização, além de juros de mora de 1% ao mês, contados da data do sinistro. A multa nesse caso será o dobro do total da indenização.

Qual a responsabilidade da seguradora?

Até porque a responsabilidade da seguradora está limitada à importância segurada prevista na apólice de seguro, a indenização pleiteada pelo terceiro prejudicado pode ultrapassar o limite da apólice e é dever do segurado arcar com o valor remanescente.

Como a seguradora investiga?

Quando a pessoa sofre um sinistro é preciso que o segurado envie alguns documentos para a seguradora, sendo que esses são informados quando é comunicado o ocorrido. Por exemplo, se o carro for roubado será preciso encaminhar um boletim de ocorrência com o fato registrado e mais os documentos do carro.

Quais são os seguros de danos?

O seguro de danos é aquele por meio do qual o risco segurado do patrimônio corresponde a indenização, e essa correspondente a eventual sinistro, não podendo se falar em valor superior ao sinistro, eis que não pode ocasionar o enriquecimento do segurado.

Qual o prazo para receber o seguro prestamista?

O acionamento da cobertura do seguro pode ser feito pelo segurado ou por um representante, que deverá enviar os documentos para análise, de acordo com as condições de cada cobertura e a situação. Em geral, o prazo para o pagamento da indenização é de 30 dias após a comprovação do sinistro.

Como pedir reembolso seguro prestamista?

É possível cancelar o seguro prestamista a qualquer momento, mesmo que a obrigação que ele cobre (uma dívida de empréstimo, por exemplo) ainda não tenha sido extinta. Nesse caso, o cliente deve entrar em contato com a seguradora responsável pela apólice e solicitar o cancelamento.

Como solicitar a devolução do seguro prestamista?

Quando o cliente sentir que foi induzido a contratar a garantia ou que a instituição financeira não explicou adequadamente como esse recurso funcionava, ele pode pedir a devolução do valor referente ao seguro prestamista. Se você está passando por isso, o melhor a fazer é buscar auxílio jurídico.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email