O que é uma cobrança amigável?

Uma cobrança amigável se trata de uma abordagem extrajudicial que busca recuperar o crédito de um cliente devedor. Mantendo uma conversa pacífica e educada se inicia uma negociação entre o credor e o inadimplente.

Como receber um dinheiro que foi emprestado?

Em caso de discussão levada à Justiça, o credor precisa de uma prova. Pois na Justiça, entra-se com uma ação monitória, que é uma ação de cobrança com base em um documento. Para a declaração de Imposto de Renda (IR), casos de empréstimos de valores altos, a formalização se torna ainda mais importante.

O que fazer quando empresta dinheiro e a pessoa não paga?

Caso você tenha emprestado seu nome ou dinheiro a uma pessoa e ela não pagou, é possível reaver a situação na justiça. Porém, é bom salientar que levar a dívida para um processo judicial não significa que você irá receber o dinheiro de volta.

O que preciso para processar uma pessoa que me deve?

Ou seja, é um contrato de dívida considerada certa pelo juízo, já passível de cobrança direta, sem a apreciação da fase de conhecimento! Muito mais rápido! Então, nesse caso, basta apresentar o contrato como ação judicial, por meio de um advogado, que logo será iniciada a busca de valores ou de bens do seu devedor.

São características da cobrança amigável?

A cobrança amigável é uma abordagem extrajudicial que acontece de maneira pacífica entre o credor e o devedor. A pendência pode ser quitada com descontos ou parcelamentos com os quais ambas as partes concordem. Isso acaba por incentivar o consumidor a regularizar sua situação junto aos órgãos fiscalizadores de crédito.

Quando a pessoa é inadimplente?

Uma pessoa endividada é aquela que possui dívidas acumuladas em seu nome, mas que no momento não possui capital para se libertar desses débitos. Por outro lado, a pessoa inadimplente é aquela que, mesmo depois do prazo limite do pagamento, ainda não possui capital para pagar a dívida.

O que é a cobrança?

substantivo feminino Arrecadação; ação de cobrar, de exigir o pagamento de quaisquer dívidas. Ação de cobrar renda, imposto, tributo; recebimento de contribuições. [Figurado] Ação de fazer com que alguém realize algo, cumpra uma promessa; queixar-se caso esta pessoa não faça o combinado: relação cheia de cobranças.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email