O que é uma CCB e qual sua finalidade?

A Cédula de Crédito Bancário (CCB) é um título de crédito emitido por pessoa física ou jurídica em favor de uma instituição financeira ou de entidade que se assemelhe. Esse título representa a promessa de pagamento em dinheiro decorrente de uma operação de crédito.

O que significa a sigla CCB no direito?

Ou seja, enquanto se tinha uma Carta Política consagradora do Estado Social, o Código Civil (CCB) permanecia como emanação dos princípios do Estado Liberal, necessitando claramente ser substituído por uma nova legislação, mas consentânea com os principais postulados da ordem jurídica atual.

Como funciona uma CCB?

O CCB é a abreviação de Cédula de Crédito Bancário que representa um título de crédito. Na prática, significa que existe um documento (cédula), no qual o investidor dispõe seus recursos financeiros a um banco em específico, com o direito que receberá o seu pagamento com juros na data acordada.

Qual a diferença entre Cédula e nota de crédito?

A grande diferença entre esses dois títulos é a de que as cédulas possuem garantia, podendo ser bem móvel e/ ou imóvel (indicada na própria cédula) e as notas não.

Quem pode emitir uma CCB?

Pode ser emitida por empresa ou pessoa física, tendo instituição bancária como contraparte. Entre as vantagens do ativo, está o fato de ser um instrumento de crédito ágil, que pode ser emitido com ou sem garantia, real ou fidejussória.

O que é cédula de crédito rural?

Art 9º A cédula de crédito rural é promessa de pagamento em dinheiro, sem ou com garantia real cedularmente constituída, sob as seguintes denominações e modalidades: I - Cédula Rural Pignoratícia.

Qual a diferença entre CCB e CCI?

A companhia hipotecária emite uma CCI para representar os créditos imobiliários decorrentes da CCB negocia a CCI com determinado investidor, que passa a ser o titular da CCI. Após a cessão da CCI para o investidor, a companhia hipotecária entra em liquidação extrajudicial.

Qual a diferença entre CCB e CDB?

O CCB e o CDB (Certificado de Depósito Bancário) são dois títulos emitidos pelos bancos. Enquanto o CDB possui garantia do Fundo Garantidor de Crédito, o FGC, o CCB possui garantias vinculadas à operação de crédito. Segundo a Lei 10.931, o CCB é obrigado a oferecer garantias reais ao investidor.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email