O que é uma ação judicial de cobrança?

A ação de cobrança ou cobrança judicial acontece quando uma pessoa ou empresa cobra uma dívida na Justiça. Na negociação de dívida, o Juiz decide um prazo máximo de pagamento com o risco de você ter que dar algum dos seus bens para quitar a pendência.

Quando a dívida vai para o jurídico?

Quando uma dívida vai pro jurídico, irão verificar se vale a pena ingressar com um processo judicial ou continuar com a cobrança fora do judiciário. Acontece que o jurídico de uma empresa é o setor responsável por cuidar da recuperação dos valores em aberto, sendo assim a cobrança da dívida pode continuar por anos.

O que é cobrança judicial de cartão de crédito?

A cobrança judicial é o procedimento por meio do qual o Poder Judiciário é acionado pelo credor com o intuito de coagir judicialmente — por meio de instrumentos próprios — o pagamento pelo devedor de um crédito devido. Ou seja, é uma espécie de recuperação do crédito por meio da via judiciária.

Quanto tempo demora um processo de cobrança judicial?

Todavia, diante da nossa experiência, baseando-se em mera expectativa, acreditamos que um processo judicial pode demorar em média de 6 meses a 2 anos. Quando falamos em 6 meses é justamente quando o devedor é citado da ação judicial e entra em contato para realização de um acordo.

O que acontece se eu não pagar uma decisão judicial?

Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.

Tem como processar alguém por dívida?

Isso porque, ainda que o contrato seja verbal é possível cobrar o inadimplente. O tipo de contrato realizado vai ser determinante para dizer como processar uma pessoa por dívida! Lembrando que para isso é necessária o intermédio de um advogado de confiança e com domínio sobre o assunto.

O que pode acontecer com dívida de cartão de crédito?

Quando você não paga a fatura no prazo, o banco ou instituição financeira tem autorização para incluir o seu CPF na lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa.

O que acontece quando a dívida é ajuizada?

O que quer dizer ajuizamento de dívida? Isso quer dizer que a sua dívida será cobrada por intermédio da justiça, a primeira coisa que pode ocorrer é que seu crédito fique comprometido, pois, poderá constar restrições no seu nome, nos serviços de análises de crédito, como SPC e Serasa, por exemplo.

Qual valor o banco cobra judicialmente?

Existindo um processo na Justiça, e pedida e aprovada a penhora de uma conta poupança, desde que os recursos depositados ultrapassem o valor correspondente a 40 salários mínimos, o que exceder esta quantia poderá ser penhorado.

O que acontece quando o banco entra com ação judicial?

Se o banco entrar com ação judicial, cobrando essa dívida, o prazo da prescrição é automaticamente interrompido até o término da ação judicial.

Quanto tempo depois de limpar o nome consigo cartão de crédito?

Aguardar um tempo mínimo Dessa forma, assim que a dívida for quitada, é recomendado que o cidadão tenha paciência e aguarde, no mínimo, 6 meses para uma nova solicitação de crédito.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email