O que é um texto acadêmico?

O texto acadêmico tem como finalidade discutir uma temática em estudo durante a formação profissional em determinada área ou curso. Utiliza uma linguagem clara e objetiva, dissertando sobre um objetivo ou problema de autoria do estudante ou então, recomendada por um professor.

Como deve ser escrito um texto acadêmico?

Para se redigir um bom texto acadêmico, você deve ter em mente o foco que quer se alcançar - o tema do trabalho que foi proposto. Você deve ler a bibliografia indicada, tecer suas próprias considerações sobre o texto, escrever um resumo do que foi lido e compreendido com suas próprias palavras.

Como colocar grifo do autor ABNT?

Citação direta: grifos Caso o documento original contenha algum tipo de grifo, como uma palavra em negrito, em itálico ou sublinhada, a sua citação deve manter esse destaque, com a observação “grifo do autor”.

O que é um texto acadêmico científico?

Texto científico. Um texto científico é uma produção textual, uma narrativa escrita que aborda algum conceito ou teoria, com base no conhecimento científico através da linguagem científica. Os artigos ou textos científicos devem seguir certos padrões, que no Brasil são determinados pela ABNT (NBR 6022).

Quais as características de um texto acadêmico?

O que caracteriza um texto acadêmico é, antes de tudo, o seu objeto: ele veicula o fruto de alguma investigação científica, filosófica ou artística. Deve, pois, refletir o rigor, a perspectiva crítica, a preocupação constante com a objetividade e a clareza que são parte inerente da pesquisa acadêmica.

Quais são as três partes do texto acadêmico?

A estrutura de um trabalho de graduação interdisciplinar, artigos científicos e relatórios, são constituídos de três partes fundamentais, de acordo com a ABNT (NBR 14724): elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

Como fazer texto para faculdade?

O texto deve ser digitado em estilo normal, usando espaço simples e alinhamento justificado. Comece cada parágrafo a 0,75 cm (ou 7 espaços) da margem esquerda, não deixando espaço entre dois parágrafos subsequentes.

Como colocar grifo da autora?

Quando encontramos um texto para citar, no qual o autor original tenha destacado algum termo com aspas duplas (“ “) ao transcrever usamos aspas simples (' '), além de indicar que foi grifo do autor.

O que é grifo no original?

Recomenda-se que as citações sigam a NBR 10520, de agosto de 2002, da ABNT, a qual determina que: – citações diretas com menos de três linhas devem vir inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas.

Como colocar o nome do autor nas normas da ABNT?

Citando e referenciando: a chamada pelo nome do autor, quando feita no final da citação, deve apresentar-se entre parênteses, contendo o sobrenome do autor em letra maiúscula, seguido pelo ano de publicação e página em que o texto se encontra.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email