O que é preciso para ser fiador de empréstimo?

Para ser fiador de empréstimos e financiamentos, é necessário que a pessoa tenha histórico de bom pagador e que não possua nenhuma restrição em seu nome nos órgãos de proteção ao crédito.

O que acontece com o fiador de um financiamento?

O fiador é a pessoa que se coloca como responsável pelo pagamento, caso o solicitante do crédito não consiga mais pagar. O fiador também assume outros deveres contratuais, não apenas o montante da dívida.

Pode executar o fiador antes do devedor?

O fiador pode ser cobrado ou executado na Justiça? Sim, ele pode ser cobrado na Justiça, mas a cobrança deve ocorrer primeiro contra o devedor principal. Essa regra traz segurança ao fiador, pois ele só poderá ser cobrado quando se comprovar que o devedor principal não tem patrimônio para cobrir a dívida.

Tem como fazer empréstimo com fiador?

Ou seja, empréstimo com fiador existe, sim. Mas ele não é obrigatório e nem é muito comum. Afinal, é lento cobrar de um terceiro por um empréstimo.

Quando o fiador pode ser executado?

Em regra, o fiador só pode ser executado em caso de não pagamento pelo devedor originário – é a chamada cláusula de benefício de ordem. Nesse caso, se eventualmente o fiador for executado pela dívida, pode se livrar da execução indicando bens do devedor principal, suficientes ao pagamento do débito.

Em qual situação o fiador responde solidariamente com o devedor?

Os fiadores continuam responsáveis solidariamente com o locatário, no caso de inadimplência, quando o prazo do contrato é prorrogado.

O que é um fiador de empréstimo?

Já o fiador é alguém que ficará responsável pelo pagamento de todas as obrigações de um contrato de financiamento ou empréstimo. O que inclui taxas e juros – e não só o valor emprestado, como acontece com o avalista.

O que é necessário para ser avalista?

Documentos para o avalista É comum o banco pedir os seguintes documentos: documento pessoal – RG, CNH, CPF, etc; comprovante de residência e de renda; se for casado, a certidão de casamento e os documentos pessoais do cônjuge.

Como dar uma desculpa para não ser fiador?

Diga a verdade, ser fiador é coisa séria e se a pessoa não pagar será seu bem a ser usado para quitar a dívida. Diga que não pretende ser fiadora porque é uma responsabilidade que não deseja adquirir, e se a pessoa insistir diga que ha no mercado o seguro fiança e que ela pague por esse produto e fique tranquila.

Como funciona o financiamento com avalista?

Uma pessoa que é avalista aceita ter responsabilidade para pagar um empréstimo ou financiamento que foi solicitado por outra pessoa. Ou seja, caso quem pediu o crédito não pague, o avalista assume a quitação da dívida realizada por alguém.

Como funciona o financiamento de carro com avalista?

Avalista é a pessoa responsável pelo pagamento de um empréstimo ou financiamento realizado por um terceiro caso este não pague, ou seja, é quem dá o aval e assume o risco de inadimplência. Essa responsabilidade, no entanto, somente será acionada no caso em que solicitante do empréstimo não pague o que deve.

Quando é necessário fiador?

Pode ser um fiador de aluguel qualquer pessoa física ou jurídica, desde que possua renda líquida superior a 3 vezes o aluguel mais os encargos da locação, como condomínio e IPTU. Além disso, ao menos um dos fiadores deve possuir patrimônio que deve ser, de preferência, um imóvel quitado.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email