O que é o LPA?

O Lucro por Ação (LPA) é um indicador fundamentalista muito útil para ter uma noção real sobre a rentabilidade das ações de uma empresa. Ele serve para ter uma noção de qual o lucro líquido de cada ação emitida por uma empresa, e é ideal para comprovar se o papel gera lucro ou prejuízo.

Como interpretar o LPA?

O indicador LPA (Lucro Por Ação) mostra o valor do lucro líquido de uma empresa pertencente a cada ação dessa companhia. Para se chegar ao valor do LPA, basta dividir o lucro líquido da empresa em um determinado período de tempo pelo total de ações emitidas, o que inclui as ordinárias (ON) e preferenciais (PN).

Quanto é um LPA bom?

LPA = 1,25 Vale destacar, que você não precisa ir atrás dos número de ações emitidas por determinada empresa para encontrar o seu respectivo LPA. Esse e muitos outros indicadores e informações estão disponíveis para consulta na área de ações e indicadores fundamentalistas aqui do Investidor 10.

Quanto maior for o LPA maior será a rentabilidade de uma empresa?

Além disso, o LPA não demonstra a rentabilidade da empresa, ou seja, o quanto ela gera de lucro a partir do seu capital próprio. Isso é importante porque, quanto mais a empresa conseguir gerar de lucro com menos capital investido, mais rentável será o seu negócio.

Qual a fórmula para se calcular o lucro por ação?

O lucro por ação (LPA) é a parcela do lucro da empresa que está alocado para cada ação em circulação dessa companhia em bolsa de valores. O lucro por ação pode ser calculado através da formula simples situada logo abaixo: LPA = (Lucro líquido) / (Quantidade de ações em circulação)

Como avaliar o ROE?

Para calcular o ROE, divide-se o lucro líquido pelo patrimônio líquido. O indicador pode ajudar a identificar empresas com gestão mais sólida e eficiente. Não é recomendável fazer esse tipo de conclusão apenas com a análise do percentual do ROE isoladamente.

Como calcular o GAF?

O cálculo do GAF GAF = retorno sobre o patrimônio líquido (RPL)/retorno sobre o ativo total (RAT). O RPL é a relação entre o lucro líquido e o patrimônio líquido. Já o RAT é o resultado do lucro da empresa após a aplicação do imposto de renda e antes dos juros em relação ao ativo total da organização.

Onde é publicado o lucro por ação?

Componentes da fórmula do LPA O lucro líquido corresponde à última linha do Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) da empresa. Já o número de ações em circulação pode ser obtido no site da B3. Ao acessar o perfil de cada empresa listada na bolsa, é possível ver o quadro “ações em circulação no mercado”.

O que significa preço por lucro?

Em linhas gerais, ele é o resultado entre a divisão do preço da Ação pelo lucro acumulado (por Ação) pela empresa nos últimos doze meses. Desse modo, demonstra o quão dispostos os investidores estão em pagar pelo ativo em relação ao lucro que ele oferece.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email