O que é empréstimo modal na música?

O empréstimo modal é o passo seguinte da expansão de uma percepção da harmonia. E que consiste usufruir momentaneamente de estruturas harmônicas produzidas em uma outra escala. Como é uma utilização momentânea não caracteriza modulação (ação de trocar o modo), caracteriza empréstimo.

Quando usar empréstimo modal?

Antes de continuarmos, vamos citar um exemplo de acorde de empréstimo modal: digamos que uma música está na tonalidade de Dó maior. Se, em algum instante da música, aparecer o acorde Eb7M, nós rapidamente identificamos que ele não faz parte do campo harmônico de Dó maior e sim do campo harmônico de Dó menor.

O que é campo harmônico melódico?

Campo Harmônico é um conjunto de acordes que forma uma harmonia. Esses acordes são extraídos de uma só escala estrutural, geralmente a escala jônica ou maior.

O que é tocar outside?

O uso do outside se tornou comum nos últimos 50 anos no mundo do jazz, mas já era usado por alguns autores na música erudita. Consiste no efeito de usar algumas ou o maior número de notas fora da escala vigente.

O que é uma escala menor harmônica?

Diferença entre escala menor harmônica e menor natural A única diferença entre as duas escalas está no sétimo grau. Na escala menor natural, o sétimo grau é menor, enquanto na escala menor harmônica, o sétimo grau é maior. Note como a única diferença está no sétimo grau (nesse caso, a nota Sol).

O que é modular na música?

Modular uma música consiste, na maioria das vezes, mudá-la de uma tonalidade para outra. Depois passou a ser mais popular mesmo entre peças curtas como minuetos e prelúdios onde havia uma parte "A" em uma tonalidade (por exemplo, maior) e uma parte "B" em outra (por exemplo, menor relativa da primeira).

O que é tónica dominante e Subdominante?

Função tônica: transmite uma sensação de repouso, estabilidade e finalização. Função dominante: transmite uma sensação de instabilidade e tensão. Promove a ideia de preparação para a tônica. Função subdominante: é o meio termo entre as duas funções anteriores.

O que é tons vizinhos?

Tons vizinhos são os tons que têm a mesma armadura do tom principal (relativo) ou diferem dele por um acidente a mais ou a menos. Cada tom tem cinco tons vizinhos. Três são tons vizinhos diretos e dois indiretos.

Como modular uma música?

Quando mantemos a tônica mas alteramos o modo entre maior para menor, ou menor para maior. Por exemplo, de sol maior para sol menor, e vice-versa. Quando aplicado um acorde dominante pode-se ir para qualquer tonalidade, para qualquer centro tonal. Essa espécie de modulação provém da ópera.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email