Guia de Conteúdo
Os empréstimos destinam-se a prover ou complementar o volume necessário à constituição dos aterros por insuficiência do volume dos cortes, por motivos de ordem tecnológica de seleção de materiais ou razões de ordem econômica.
Calcula-se o volume de forma simplificada como sendo a média das áreas pela distância entre as seções, uma estaca, 20,0 metros. Se as seções forem mistas, calcula-se a média da área de corte vezes a distância de corte mais a média da área de aterro vezes a distância de aterro.
Pode-se dizer que a compensação lateral será o menor dos dois volumes e que o volume disponível para compensação longitudinal, que afeta as ordenadas, será a diferença entre esses volumes.
Termo usado no Brasil para designar, na construção de estradas, o volume de terras não utilizável na terraplenagem.
Despedida que se faz aos que vão viajar. 2. Lançamento de um navio à água.
O que é: Remoção de resíduos volumosos, sem utilidade para o munícipe-usuário e não passíveis de remoção pela coleta de lixo regular em razão de suas dimensões excessivas, tais como: móveis, colchões, madeiras e utensílios inutilizados.
Terraplanagem: Pás carregadeiras Usada para nivelar terrenos e fazer a remoção de solo quando o mesmo se encontra em excesso em determinados locais do projeto. Além disso, ela também é usada para carregar outros materiais no canteiro de obras.
Áreas de empréstimo são áreas onde o homem promoveu a retirada do substrato deixando exposto o sub-solo. Estas áreas mudaram seu patamar de equilíbrio homeostático de tal forma que não conseguem readquirir suas funções originais e nem reverter a tendência de degradação ao longo do tempo.
Comum em operações do agronegócio, construção civil e mineração, a movimentação de terra é um conjunto de procedimentos importantes para a adequação do solo em que será realizado o trabalho final, seja de plantio, escavação ou edificação.
Como calcular o Volume? O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).
Compensação Lateral É a destinação do volume de corte parcial ou total de uma seção mista ao aterro da mesma seção, compensado transversalmente ao eixo do trecho considerado.
Seguindo a linha do Houaiss, os dicionários da editora Porto e o Michaelis, apesar de registrarem "terraplanagem", indicam a consulta de "terraplenagem". Em suma: a forma tradicional é realmente "terraplenar, terraplenagem", com o uso do E, com o devido respeito à forma histórica do termo.
O correto é que a terraplenagem caminhe junto com a implantação da obra civil, ou seja, vai-se fazendo a terraplenagem na medida que o avanço da obra a exige. Alternativamente pode-se fazer a terraplenagem por painéis. Completa-se um painel, faz-se sua proteção contra a erosão e só então inicia-se um próximo painel.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email