Guia de Conteúdo
A data de pagamento da parcela do empréstimo consignado coincide, geralmente, com a data da liberação do pagamento. Portanto, quando sai o pagamento ou benefício INSS mensal, a parcela mensal já vem descontada do valor final.
Respondendo à pergunta, não existe uma data específica do ano em que as taxas de juros são mais vantajosas. O melhor momento para pedir crédito é aquele que está de acordo com o seu planejamento e situação financeira atual.
O crédito consignado é aquele tipo de empréstimo que você solicita e passa a ter o valor das parcelas cobrado direto na folha de pagamento — ou seja, o desconto é feito diretamente no salário ou na aposentadoria.
Esta é mais uma garantia de que o empréstimo será quitado sem complicações. Informação importante: há um limite para desconto mensal no seu benefício, cuja denominação é “margem consignável”. Ou seja, o valor das parcelas do empréstimo não poderá exceder 30% do valor líquido do benefício.
Por exemplo: Se você antecipar uma parcela que tem vencimento de 30 dias, você vai pagar X% multiplicado por 1, porque a antecipação foi de apenas um mês. Para uma parcela com vencimento em 60 dias, a taxa será X% x 2, porque a antecipação foi de dois meses.
A resposta é relativamente simples: só vale a pena pedir um empréstimo para pagar uma dívida se você for gastar menos. Um exemplo: você se enrolou no cheque especial, cujos juros chegam a mais de 300% ao ano.
Quem pode pedir um empréstimo? As regras para dar o empréstimo também costumam variar de acordo com a instituição financeira, mas basicamente se exige que o consumidor tenha entre 18 e 79 anos, seja brasileiro ou residente fixo do país, tenha um bom histórico de pagamento e não possua restrições de crédito.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email