O que é considerado informação privilegiada?

Informações privilegiadas são todas aquelas informações referentes a uma empresa pública que estão em posse de um pequeno número de pessoas e que são utilizadas para obter lucro no mercado financeiro.

Qual é o problema das informações privilegiadas?

O uso de informações privilegiadas, ou insider trading, foi criminalizada em 2001 e prevê pena de reclusão de 1 a 5 anos. Em 2017, mudanças na legislação também fizeram com que a multa seja de até três vezes o montante da vantagem obtida com o crime — com limite de R$ 50 milhões.

Que tipo de problemas a informação privilegiada pode criar para a empresa?

Utilizar de informação privilegiada, ou seja, aquela que ainda não foi divulgada ao mercado, configura crime de uso indevido e tem como penalidade a reclusão de 1 a 5 anos, além da mesma multa que a ação anteriormente citada. A penalidade aqui é a detenção de 6 meses a 2 anos, além de multa cabível a gravidade do ato.

O que é o insider trading?

"Insider Trading" é qualquer operação realizada por um "insider" com valores mobiliários de emissão da companhia, e em proveito próprio, pessoal.

Quem pratica insider trading?

Quem pratica o insider trading? Como vimos, normalmente, a origem do insider trading são profissionais que atuam diretamente em uma companhia listada na bolsa. Se tratam de funcionários, administradores, conselheiros e demais prestadores de serviço.

O que é Front trading?

“Front Running” é uma prática criminosa de antecipação no mercado financeiro. Ela acontece quando o corretor ou corretora toma conhecimento de uma ordem de seu cliente e tenta tirar proveito disso por meio de uma movimentação antecipada.

O que significa o termo suitability?

Suitability é uma análise aplicada por uma instituição financeira, a fim de verificar se determinados investimentos são adequados para um cliente. Para isso, aplica-se um questionário, e, com base nas respostas e em outros dados do cliente, é possível determinar qual é o seu perfil do investidor.

Qual é o principal objetivo do mercado de derivativos?

A principal estratégia do Mercado de Derivativos está em assegurar o valor de uma mercadoria em questão. Dessa forma, o investidor pode criar mecanismos de proteção para suas posições no Mercado à Vista. Assim, garante uma segurança ainda maior que a diversificação.

O que é stop loss e stop gain?

Enquanto o stop gain é uma operação que vende as ações automaticamente para garantir o lucro da operação, o stop loss faz o contrário. O stop loss vende as ações automaticamente para evitar perdas ainda maiores.

Quais os direitos do investidor?

Ter acesso a qualquer alteração no regulamento do fundo; Negociar ou realizar resgate da aplicação, desde que obedecidas as condições pactuadas; Ter acesso à carteira do Fundo, respeitado o prazo previsto na legislação; Obter informações sobre as instituições responsáveis pelo investimento.

Qual a pena para insider trading?

Criminalizada em 2001, a conduta prevê pena de reclusão de 1 a 5 anos e multa de até três vezes o montante da vantagem obtida com o crime.

O que são períodos de silêncio?

Período de silêncio é um intervalo de tempo que impede uma empresa de divulgar informações durante a sua Oferta Pública Inicial (IPO). Determinado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na Instrução 400/2003, ele visa a evitar qualquer tipo de influência ou manipulação do mercado durante o lançamento das ações.

Por que informação privilegiada é crime?

No mercado financeiro, informação privilegiada é crime, por isso a relevância do fato. Esse crime financeiro é caracterizado quando uma pessoa tem acesso a informações importantes que podem mexer com o valor de uma ação. E aí valem informações que façam a ação subir ou cair.

Qual é o objetivo de se ter uma chinese wall?

Chinese Wall (Muralha da China), é um termo presente no mundo dos negócios que se refere a uma espécie barreira, com função de impedir a troca de informações entre departamentos. Essa barreira visa garantir que não haja conflito de interesses dentro de uma mesma empresa.

É crime investir na bolsa de valores?

Esse tipo de prática pode gerar aos infratores penas de até R$ 20 milhões, conforme a Instrução CVM 607. Mas as multas podem até aumentar em casos de reincidência. A Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976, também prevê penalidade de prisão no capítulo que trata de crimes contra o mercado financeiro.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email