O que é bota fora compensação e empréstimo?

Quando não ocorre compensação total de volumes pode sobrar terra (bota-fora) ou faltar terra. O material faltante para os aterros deve ser escavado, em local conveniente, transportado e depositado nos aterros em uma operação denominada empréstimo.

O que é empréstimo em uma terraplenagem?

Os empréstimos destinam-se a prover ou complementar o volume necessário à constituição dos aterros por insuficiência do volume dos cortes, por motivos de ordem tecnológica de seleção de materiais ou razões de ordem econômica.

O que é DMT em terraplenagem?

DMT = distância média de transporte (em dam, ou km). OBS. 1 decametro = 1 dam = 10 m = 0,01 km. A Figura 6.1 mostra um diagrama de massas, ou de Brückner, desenhado acima do perfil longitudinal do terreno e do greide da estrada.

O que é averbação de contrato?

A averbação consiste no registro de todas as condições do contrato de empréstimo, como o prazo do pagamento, taxas de juros e Custo Efetivo Total (CET), entre outras informações financeiras. Essa anotação é a garantia de que os termos firmados no contrato serão honrados por todas as partes envolvidas.

Como se chama o serviço de terraplenagem onde o solo ou material é descartado do canteiro de obras?

Terraplanagem: Pás carregadeiras Usada para nivelar terrenos e fazer a remoção de solo quando o mesmo se encontra em excesso em determinados locais do projeto. Além disso, ela também é usada para carregar outros materiais no canteiro de obras.

O que é área de empréstimo?

Áreas de empréstimo são áreas onde o homem promoveu a retirada do substrato deixando exposto o sub-solo. Estas áreas mudaram seu patamar de equilíbrio homeostático de tal forma que não conseguem readquirir suas funções originais e nem reverter a tendência de degradação ao longo do tempo.

Como calcular volume bota fora?

Calcula-se o volume de forma simplificada como sendo a média das áreas pela distância entre as seções, uma estaca, 20,0 metros. Se as seções forem mistas, calcula-se a média da área de corte vezes a distância de corte mais a média da área de aterro vezes a distância de aterro.

O que é compensação lateral?

Compensação Lateral É a destinação do volume de corte parcial ou total de uma seção mista ao aterro da mesma seção, compensado transversalmente ao eixo do trecho considerado.

O que é o diagrama de Bruckner?

O diagrama de massas, ou de Brückner, facilita a análise da distribuição dos materiais escavados. Essa distribuição corresponde a definir a origem e o destino dos solos e rochas objeto das operações de terraplenagem, com indicação de seus volumes, classificação e distâncias médias de transporte.

O que é DMT engenharia?

É a distancia, em projeção horizontal, entre o centro de massa de uma camada do pavimento e o(s) centro(s) de massa da(s) jazidas(s) que fornecerá(ão) materiais para a execução da camada. Di = distância média de transporte correspondente ao segmento de camada “i" (DMT parcial).

O que é DMT?

O DMT (dimetiltriptamina) é uma droga alucinógena e ilícita, classificada como tipo A, como a heroína e a cocaína. Para usar o DMT via oral, deve-se misturá-lo com inibidores da monoamina oxidase, mas ainda causa alucinações.

O que deve constar no projeto de terraplenagem?

Traçado, na escala da planta, dos eventuais taludes de corte e aterro; Setas indicando o sentido do escoamento das águas pluviais nas vias e nas quadras, etc. Apresentar no Memorial Descritivo de Terraplenagem todos os elementos referentes ao Projeto de Terraplenagem com Curvas de Nível Modificadas.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email